segunda-feira, 29 de outubro de 2012

"É hora de chamar a nova geração”

O deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB em Minas, prevê, para um futuro muito próximo, a reorganização do partido em Juiz de Fora, não necessariamente ou apenas como consequência do processo eleitoral que se encerrou, mas porque é preciso abrir espaço para entrar em cena uma nova geração. Considera que ele e o prefeito Custódio Mattos têm de “passar o bastão”, o que não significa que estarão deixando a política, mas apenas se afastando da liderança municipal do partido. Já se conversa sobre isso. A ideia de renovação lhe parece muito clara: a eleição de Haddad em S. Paulo, e Bruno em Juiz de Fora é indicada como exemplo. Ainda concorre para se pensar em reforma o fato de os tucanos terem se saído mal das urnas deste mês: não chegaram ao segundo turno e ficaram com apenas uma cadeira na Câmara, mesmo assim com o recurso das sobras. Sobre Custódio, com quem mantém divergências internas, o deputado reconhece que não há como desconhecer a contribuição que deu e ainda pode dar ao PSDB, “além de ter construído uma experiência que o governador Anastasia é o primeiro a reconhecer”. Ele diz isso para logo em seguida acrescentar que, se quiser, o prefeito poderá retornar aos quadros da administração estadual, como secretário ou diretor de empresa do estado. Custódio também poderia disputar uma cadeira na Câmara, e para tanto não terá de dividir forças com Pestana, que é desde agora apontado no partido como opção para a eleição majoritária de 2014. “Eu certamente estarei em outro front”, confirma. Sobre a vitória de Bruno Siqueira, que teve apoio de um bloco formado pelo PSDB. PV e PPS, o deputado disse ter respeitado a neutralidade do prefeito, mas é preciso apoiar seu sucessor, que já vai entrar com a certeza da parceria do governador. “O que é muito importante”, concluiu.
Reconhecimento
Nem sempre o voto se submete ao papel de reconhecimento ao que os prefeitos realizam, e, estranhamente, ocorre de negá-lo aos que fazem muito: quando tentaram voltar ou permanecer, esbarraram na resistência do eleitor, que entra em cena como um ingrato, incapaz do gesto da gratidão. Na década de 40 do século passado, Dilermando Cruz não hesitou em comprometer bens familiares para a cidade ter as obras que reclamava, mas quando voltou a disputar amargou um terceiro lugar. O mesmo aconteceria com Adhemar Andrade, Agostinho Pestana, Mello Reis e, agora, Custódio Mattos. Ainda que não se pretenda discutir a conveniência da reeleição, é evidente que a modesta votação que Custódio recebeu no primeiro turno não reflete a importância da sua passagem pela prefeitura, que, antes de obras realizadas e das indústrias que pôde atrair, teve como realização maior tirar a cidade do lodaçal em que a prefeitura havia se afundado com as quatro mãos de um prefeito rigorosamente corrupto. Este registro ficou reservado para o pós-eleitoral, a fim de não ser acusado de estar a serviços de grupos envolvidos na disputa.
Voto único
Com a próxima renúncia de Bruno Siqueira, que terá de deixar a Assembleia para assumir a prefeitura, Lafayette Andrada passa a ser naquela Casa o único deputado com votação em Juiz de Fora, e, portanto, referência natural da cidade quando cuidar de interesses no Legislativo mineiro. Ele veio no domingo para acompanhar votação e apuração, e hoje, em Belo Horizonte, pretende encontrar-se com Bruno para tratar da política local.
Retorno
Gestões encabeçadas por dirigentes estaduais do PT prenunciam a volta ao partido do ex-deputado Agostinho Valente, que hoje está filiado ao PDT. Ele atua em Belo Horizonte assessorando sindicatos de trabalhadores. Indagado sobre o retorno, diz não saber quando pode acontecer.
Na transição
Já na próxima semana os representantes do prefeito Custódio Mattos e de seu sucessor, Bruno Siqueira, deverão ser indicados para formar o grupo encarregado de tratar da transição entre a atual e a futura administração. Longe de ser formada apenas por pessoas encarregadas da solenidade de posse, essa comissão discute compromissos e providências do imediato.
(( publicado também na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário