terça-feira, 16 de outubro de 2012

No interior

O ex-presidente Lula elaborou um roteiro de visitas aos municípios da região Sudeste, principalmente São Paulo, onde prestigia candidatos a prefeito ligados ao Partido dos Trabalhadores. Prometeu aos petistas vir também a Juiz de Fora, mas ainda não fixou a data.
Pesquisa
É esperada para amanhã a divulgação da primeira pesquisa do Ibope enfocando o segundo turno em Juiz de Fora. Não se pode negar que sempre há alguma influência dos números e o que eles revelam quanto à tendência dos eleitores. Agora não deverá ser diferente. Quando o Ibope publicou pesquisa no primeiro turno causou prejuízo à candidatura de Custódio Mattos, tida como derrotada. Apressou o deslocamento de votos do prefeito para o candidato Bruno Siqueira.
Bem ensinado
Já que, em boa hora, a Câmara tomou a iniciativa de oferecer cursos para os vereadores estreantes sobre as funções e os deveres do Legislativo, bom seria insistir em que suas verdadeiras responsabilidades estão na aprovação da Lei de Meios, na elaboração de leis de interesse geral e fiscalização dos atos do prefeito. Diferentemente dos pedidos de capina e troca de lâmpadas nas ruas onde moram seus eleitores.
Cobiçado
Os resultados das eleições deste ano, que se completam no dia 28, já expõem os políticos que, além dos prefeitos ungidos, ganharam prestígio e força suficientes para terem grande influência nas próximas decisões dos gabinetes mais importantes do País. Se em Minas o senador Aécio Neves sai fortalecido, nos estados do Nordeste é impossível desconhecer o pernambucano Eduardo Campos.
Um exemplo
No dia 1º de janeiro, quando vai haver a rendição de prefeitos e vereadores, bom ter os olhos voltados para Dores do Indaiá, onde, ao contrário do apetite de outros municípios, os vereadores decidiram não aumentar, mas reduzir seus subsídios, como também os ganhos do prefeito e do vice-prefeito. O prefeito, de 16.200,00 em janeiro vai para R$ 10.000,00. Atitude que deve ser observada como aves raras e quase em extinção.
De volta
Comentário de ontem nos corredores da prefeitura davam conta da volta de Sueli Reis à Secretaria de Atividades Urbanas, de onde havia se afastado para disputar a vereança.
Tributação
Acaba que Juiz de Fora, mesmo sem querer, criou uma norma para a reação de proprietários de imóveis junto aos rios, sobre os quais o governo federal vinha pretendendo cobrar impostos atrasados, a título das “marinhas”, que consideram propriedade da União as áreas situadas nos primeiros 15 metros das margens. Como o caso local, havia muitos em Minas em que os terrenos, hoje quase sempre com edificações, foram adquiridos há décadas. Em relação ao Paraibuna, não foram os proprietários os invasores, mas o rio que os invadiu, quando o leito teve seu curso corrigido. Em fevereiro, o prefeito Custódio Mattos levantou-se contra a incidência do imposto em carta ao Palácio do Planalto, e, pelo que se sabe, dela têm se valido outras regiões interessadas.
Burocracia
Entre milhares de queixas e denúncias que se acumulam contra os excessos da burocracia oficial uma das campeãs é a que fala da liberação de órfãos para famílias que desejam adotá-los. Segundo dado divulgado pela Associação Nacional de Adoção, o Brasil dispõe hoje de 4.988 crianças disponíveis, enquanto o número de pessoas que manifestam interesse em adotá-las sobe a 27.290. Na maioria dos casos o ato não se consuma por causa da papelada.
(( publicado na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário