domingo, 26 de maio de 2013

Inauguração

Em rápida visita à sede do Instituto Cândido Tostes, o novo presidente da Epamig, Marcelo Lana Franco, confirmou para o dia 16 de julho a inauguração do Núcleo Industrial, que vai ampliar as atividades da instituição em Juiz de Fora.
Sobre as modificações administrativas, o Instituto continua sob a direção do professor Gérson Occhi, mas agora com o título de chefe da Assessoria de Relações Institucionais.
Fora da lei
Está sendo considerada oportuna a representação do Ministério Público junto ao TSE apontando propaganda eleitoral antecipada do PT e o uso indevido do horário partidário. A sucessão de 2014 foi muito antecipada, tanto pelo PSDB como pelo PT. Precisava que alguém colocasse freio nesta questão, sob pena de o País viver clima de campanha precipitada, antes do período ainda a ser previsto no calendário eleitoral. O País vive momento delicado de explosão da violência urbana, do ressurgimento da espiral inflacionária e do baixo desenvolvimento econômico. Propaganda agora é fora de hora.
Para estudos
Depois do lançamento, no sábado, de seu livro “Arquitetura Art Déco - Juiz de Fora”, o presidente do Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio, Antônio Carlos Duarte, voou para Paris, onde já iniciou, ontem, uma quinzena de estudos em sua área técnica.
Dia de eleição
Tendo o Plenário do TSE determinado que em 2014 as eleições serão realizadas no dia 5 de outubro, em primeiro turno, e no dia 26 seguinte, no caso de segundo turno, fica estabelecido que com um ano de antecedência, isto é, em 5 de outubro próximo, todos os partidos que desejarem participar devem estar com o estatuto registrado. Também os futuros candidatos precisam ter seu domicílio eleitoral na jurisdição onde pretendem concorrer e estarem filiados ao partido um ano antes do pleito.
Um dos maiores
Na inauguração do Museu da Imagem e do Som, há mais de trinta anos, na gestão do prefeito Mello Reis, foi pedido a historiadores e jornalistas, ao gravarem depoimento, que elaborassem a lista dos 10 maiores vultos da cidade em todos os tempos. Entre os seis mais votados estava Eduardo de Menezes, que morreu em 27 de maio, há 90 anos. Ele foi fundador da Sociedade de Medicina, da Escola de Farmácia, da Liga Mineira contra a Tuberculose, da Academia Mineira de Letras e um dos pioneiros na defesa da população contra as epidemias.
Avaliação
Depois de dedicar sua reunião de sexta-feira a assuntos e questões de natureza administrativa, a executiva municipal do PSB marcou para o dia 7 de junho um novo encontro, então para tratar de temas políticos. Fica a expectativa de que até lá já se possa conhecer a renovação do comando estadual do partido, sabendo-se que o deputado Júlio Delgado continua sendo um nome cogitado para a presidência.
Instituto
A Secretaria de Cultura do Estado renovou convênio para a manutenção, entre instituições de caráter histórico, do Instituto Itamar Franco em Juiz de Fora. São R$ 200 mil, suficientes para o custeio durante um ano.
Mais um
Para surpresa de muitos, pelo menos para quem considera discutível a proliferação dos partidos políticos no Brasil, mais um acaba de dar entrada, com pedido de registro, no Tribunal Superior Eleitoral. Trata-se do PROS – Partido Republicano da Ordem Social, que tem 520 mil assinaturas de adesão, colhidas em 20 estados. É o 31º! Com um nome que faz proposta tão vaga, seus dirigentes devem ter pela frente uma campanha longa de divulgação.
Sobre 2014
Quando se trata de eleições em 2014, os políticos não sabem quem e quantos serão os candidatos e ignoram completamente as coligações e acordos a serem celebrados, o que não impede que se converse sobre o que pode vir por aí. O PMDB tem procurado tratar de possíveis esquemas regionais, e para isso promoveu reunião em São João Nepomuceno, no sábado, figurando entre os convidados o prefeito Bruno.
Irritação sob medida
A presidente Dilma certamente começa a semana irritada com o comportamento de deputados de sua base parlamentar; base que, além de insaciável, aprimorou-se na arte de usar situações e assuntos sensíveis para pressionar. Há quem recomende castigos e retaliações aos insubordinados, principalmente o PMDB, que sempre tem o que pede, e espanta o Palácio do Planalto quando não cumpre ordens.
Todo presidente precisa de partido. Fernando Collor foi uma exceção, ao se eleger desconsiderando partido político, só contando com apoio popular. Mas, ainda assim, passados dois anos, precisou dele e do Congresso. Não teve nem um nem outro, e sofreu o impeachment.
Os que tentam se aproveitar do temperamento de Dilma para sugerir a medição de forças com o Congresso, e apostam nas tensões, deviam recomendar outros instrumentos nas relações entre Poderes.
(( publicado também na edição desta segunda-feira de FOLHA JF ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário