quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sobre Dormevilly

A Universidade Federal decidiu abrir ao público, a partir de hoje, o acervo de Dormevilly Nóbrega, referência obrigatória para quem quer saber mais sobre a história de Juiz de Fora, como comenta Vanderlei Tomaz no texto seguinte enviado à coluna:
"Durante décadas, a casa de Dormevilly Nóbrega, no Bairro de Lourdes, foi parada obrigatória de muita gente de nossa cidade. Estudantes, escritores, historiadores, professores, e até curiosos, visitavam a residência próxima ao Esporte Clube São Carlos e se deliciavam com textos, desenhos, fotografias, quadros, obras raras, diversos objetos e a boa prosa de Vivi. Não dava para saber qual era a cor da parede. Seu acervo - distribuído de uma forma que só ele localizava os assuntos - tomava todo o espaço. Com sua ausência, a cidade perdeu parte de seus encantos. Dormevilly nasceu em Três Corações, e faleceu em 2003, em Juiz de Fora, aos 81 anos.
Apaixonado pelo jornalismo, começou na Folha Mineira. Trabalhou também nos jornais Gazeta Comercial e Diário Mercantil, e na revista Marília. Exerceu atividades na imprensa de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Nesta última conheceu a professora primária Darcylia, com quem se casou e tiveram três filhos. Como servidor público, atuou na Prefeitura e na Câmara.
Artista plástico, formado pela Sociedade de Belas Artes Antônio Parreiras. Membro-fundador da Academia de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico, publicou diversos livros, entre poesias, ensaios, biografias, crônicas e coletâneas.
Sua dedicação à preservação da memória da cidade rendeu-lhe os títulos de Cidadão Honorário, a Medalha do Mérito Comendador Henrique Halfeld e a Medalha do Sesquicentenário de JF.
Iniciado aos 13 anos de idade, o acervo organizado por ele é uma das mais importantes coleções formadas sobre assuntos mineiros e, em especial, sobre nossa cidade. Pinturas, esculturas, e mais de vinte mil títulos, entre livros, almanaques, revistas, fotografias, coleções completas de jornais, e outros documentos, pacientemente acumulados ao longo de sua vida.
A obra de Dormevilly foi e continuará sendo uma referência para muitas gerações de pesquisadores. Não se saberá nada sobre a cidade, sem antes dar uma passada por seus escritos.
Só em novembro
Qualquer que seja a extensão da influência que as candidaturas ao governo de Minas podem exercer sobre seu projeto de suceder Dilma, o senador Aécio Neves não parece disposto a dar o sinal verde antes de outubro. O que significa que até lá fica amarrado, mesmo que parcialmente, o destino de muita gente que também pretende ir às urnas.
É sobretudo de expectativa a situação dos tucanos. Marcus Pestana sem saber se é candidato a governador ou a vice. Custódio Mattos hoje mais animado a ser candidato a deputado estadual. Anastasia ainda no jogo incerto do Senado. Tudo depende de como vai caminhar o senador Aécio.
Cinquentenária
Ontem, na comemoração do aniversário da Câmara, não faltou uma referência à legislatura de 1963, que acaba de completar 50 anos, tendo em sua passagem um dos períodos mais críticos da história da política republicana. Dela restam vivos apenas dois: Amílcar Padovani e Peralva Delgado.
Paulo Freire
“Paulo Freire: 90 anos presente” é o tema da conferência temática que a professora Neusa Marsicano faz hoje, às 19h30m, no Instituto Histórico e Geográfico, que tem sua sede no quarto andar do edifício Credireal. Após a palestra, o professor e músico Estêvão Teixeira apresenta uma obra composta em homenagem ao grande educador.
A reunião do Instituto é aberta a todas as pessoas interessadas.
Tortura
O 26 de junho, dia que a Organização das Nações Unidas instituiu para condenar a tortura e homenagear os torturados, não passa em branco. Além de vítimas políticas, entidades que preservam a cultura negra sempre lembram a figura do escravo Teófilo. Trabalhando em uma fazenda de Juiz de Fora, acusado de cometer homicídio, ele foi torturado até morrer.
Sem acidentes
A Câmara aprovou proposta de iniciativa do vereador Antônio Aguiar para que a prefeitura substitua as grades e canaletas dos passeios por um material plástico que tem vantagens sobre as peças de ferro, utilizadas atualmente. Primeiro, suportam melhor o peso, não se quebram, além de não atrair o interesse dos ladrões, que arrancam metais para vender. Mas o mais importante da proposta do vereador é que, acatada sua sugestão, será possível diminuir, ou mesmo acabar com as torções e pés quebrados dos pedestres, acidentes mais comuns do que se pensa.
Polo regional
O novo MD – Mobilização Democrática é mais um partido que planeja centralizar suas atividades regionais em Juiz de Fora, já de imediato. Mesmo sem começar efetivamente a funcionar, pois aguarda homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral, o MD tem se articulado regionalmente, com base no que trazem de experiência os dois partidos dos quais procede: o PPS e o PMN, este também com influência sobre o discreto PTN.
Para o lixo
Apesar dos esforços de alguns segmentos específicos, o Congresso Nacional se recusa a considerar admissibilidade de vários projetos esquisitos, mesmo sem criar uma comissão insuspeita para promover um saneamento em regra, o que seria muito oportuno. Certamente seria candidato a imediata degola o projeto que propõe o uso de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para a construção de templos religiosos. Ideia que o deputado Aguinaldo Ribeiro deixou para trás, quando foi ser ministros das Cidades. Afinal estamos ou não sob um estado laico? O deputado sabe do absurdo, mas quis fazer agrado aos seus pastores.
Provisórias
A acalorada discussão que se travou em torno dos portos ainda pode ser que se estenda mais um pouco, por conta do fantasma das Medidas Provisórias, instrumento do Executivo para passar por cima do Congresso Nacional, e legislar segundo seus interesses. Certamente voltarão a ser objeto de novas tentativas de senadores para conter o ímpeto dos presidentes da República. Hélio Costa tentou, quando esteve por lá. Mais recententemente, Aécio Neves propôs soluções conciliatórias entre os dois poderes. E José Sarney prometeu atuar para remover a grave distorção, antes de 2014, quando promete deixa o vida pública em paz.
(( publicado também na edição desta quinta-feira, 23, do FOLHA JF ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário