segunda-feira, 13 de maio de 2013

Rumo a Brasília

O vereador Rodrigo Mattos viaja para Brasília, no fim de semana, a fim de participar da convenção nacional do PSDB, e com ele estará também o ex-prefeito Custódio Mattos, que integra o comando estadual do partido.
Segundo Rodrigo, o objetivo é prestigiar o senador Aécio Neves, que será eleito presidente nacional do PSDB, fato considerado inicial para disputar, em 2014, a sucessão de Dilma.
]
Difícil adesão
Em São Paulo, mais que em Minas, não há quem aposte na possibilidade de o ex-governador José Serra permanecer no PSDB; e, permanecendo, muito menos na remotíssima adesão à candidatura de Aécio Neves à sucessão presidencial.
Serra guarda ressentimento insuperável em relação aos tucanos mineiros. Em 2006, foi prejudicado pelo Lulécio; em 2010, pelo Dilmasia, tangentes do tucanato para negar apoio à sua candidatura à presidência.
Confraternização
O fim de semana foi marcado por mais um evento destinado a entrosar os poderes Executivo e Legislativo, o que ocorreu durante churrasco realizado em sítio da periferia. Com a presença do prefeito Bruno e alguns secretários, participaram 15 dos 19 vereadores, o que não é pouco para um encontro destinado a confraternizar as duas fontes do poder político.
Sem discursos e com tantos vereadores, o encontro serviu para mostrar que o atual prefeito poderá figurar entre os que contaram com o apoio das maiores bancadas na Câmara.
Para definições
Certo de que em política, mais que em qualquer outro setor de atividade, o tempo pode ser decisivo para qualquer projeto, o vereador Júlio Gasparete tem defendido que seu partido, PMDB, não desperdice ocasiões para se posicionar em relação às próximas eleições. Nesse sentido e a seu pedido a executiva municipal se reuniu ontem à noite.
É uma questão de jogar eficientemente com o tempo. Entre os peemedebistas há os que, como o vereador, acham que importante é o agora; para outros, melhor é esperar que os fatos evoluam mais um pouco rumo às eleições.
Um obstáculo
Para contribuir nos intermináveis adiamentos da reforma política, os senadores encarregados de propor a matéria cederam à tentação de ficar bem com a população feminina, e sugeriram uma escala na formação das chapas de candidatos a vereador e deputado. A proposta é para que nas listas aprovadas em convenção sejam intercalados homens e mulheres, mas resultando em uma distribuição equânime.
É uma intenção que a prática condenaria ao fracasso. Poucas mulheres têm manifestado interesse em disputar.
Conselheira
A professora Maria Lúcia Ludolf de Mello foi eleita para integrar o Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio. Ela é pós-graduada em Estudos Ultramarinos em Lisboa e atuou, desde 1974, na Casa Rui Barbosa, onde chegou a ocupar a chefia do Arquivo Histórico do Centro de Documentação e do Arquivo Histórico e Administrativo.
Sem mudança
O PDT, presidido em Minas pelo deputado Mário Heringer, vai alterar seus diretórios ou comissões provisórias em vários municípios do interior. Não figura entre eles o diretório de Juiz de Fora, que continuará tendo Vitor Valverde como presidente, e Renato Loures como vice, no exercício da presidência até julho.
Fora de perigo
Ontem, a deputada Maria Lúcia, ex-mulher de Newton Cardoso, pôde dispensar a respiração por aparelhos e deixou a UTI do Mater Dei, em Belo Horizonte, mas permanecerá alguns dias sob observação clínica. Internada há 15 dias, ela entrou em estado grave após um procedimento de lipoaspiração, do qual resultou insuficiência respiratória. A busca pela boa forma física tem sido fatal para muitas mulheres, mas as estatísticas continuam revelando grande discrição a respeito.
Médicos e vítimas
Cai na internet o manifesto do médico Humberto Luna Freire Filho sobre a situação da medicina no Brasil, advertindo que “ desse setor eu falo com conhecimento de causa, afinal sou médico. Já trabalhei no serviço público, onde jamais voltaria a trabalhar. Nunca serei cúmplice de assassinatos. Saibam que estão matando a população pobre como se fossem moscas”.  
Ele não culpa a classe médica nem os paramédicos, segmentos profissionais vítimas de “um governo corrupto que usa o dinheiro público para engordar conta corrente de bandidos”.
(( publicado também na edição desta terça-feira do FOLHA JF ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário