segunda-feira, 25 de abril de 2011

Conciliar para vencer

Com necessária antecedência, para não permitir que os problemas se cristalizem, e aí as soluções ficam mais distantes, o vereador José Figueirôa se lançou, por conta própria, à tarefa de estabelecer uma linha permanente de diálogo no PMDB, com vistas à sucessão municipal em 2012. O objetivo é impedir que escapem do partido os instrumentos essenciais para disputar a prefeitura em condições favoráveis.
O projeto de entendimento do vereador, que vai ser intensificado nos próximos dias, está centrado, num primeiro passo, no ex-prefeito Tarcísio Delgado, cuja corrente tradicionalmente comanda o partido, e Bruno Siqueira, que tem a seu favor o fato de ser o único deputado do PMDB. Mas, na primeira linha das conversações, Figueirôa inclui o deputado Júlio Delgado, não só por ser considerado candidato natural do PSB, como também por ser filho de Tarcísio.
O vereador não ignora que se trata de missão difícil, a começar pelo fato de que as partes interessadas ainda não confiam totalmente na sinceridade de seu propósito.


PSB vai renovar

Já convocados por edital, os filiados ao PPS de Juiz de Fora (cerca de 120) sabem que no dia 6 de maio estarão renovando a composição do diretório municipal e este, no mesmo dia, elegerá nova executiva. Esses dirigentes é que terão a missão de preparar a legenda socialista para as eleições do próximo ano.
Quanto à composição da executiva, apenas dois dados são conhecidos. O primeiro é que o atual presidente, José Carlos de Paula, não manifesta interesse em disputar novo mandato. O segundo dado, conhecido mas ainda não confirmado, é que o ex-vereador e atual suplente de deputado Juracy Scheffer será candidato, talvez encabeçando chapa única.
As chapas poderão se inscrever no dia 3, entre 9h e 17h, na sede do partido, Rua Machado Sobrinho, 139.


PSL vê novos planos

O PSL é mais um partido que pretende reorganizar seus projetos em Juiz de Fora. No dia 7, membros da executiva estadual chegam à cidade para os primeiros contatos com a comissão provisória, quando também deverão falar sobre as relações do partido com o governo Anastasia, que tem seu apoio. Haverá uma reunião aberta a todos os interessados, às 15h30m, no Hotel César Palace.
A comissão que se encarregou de reorganizar o PSL é presidida por Carlos Araújo, tem como vice sargento Castilho e secretário J.M. Bonfante.



Fidelidade duvidosa

A fidelidade partidária, já instituída pelo Judiciário, pode estar sendo condenada ao mesmo fracasso da Lei da Ficha Limpa, que naufragou por causa de sutilezas de interpretação. Para manter certa coerência nas relações entre os agentes políticos e as legendas que os abrigam, criou-se a exigência da fidelidade, mas veio do TSE uma brecha, que pode perturbar a aplicação do dispositivo. Diz a Resolução que o detentor de mandato não o perderá, caso se desfilie quando se sentir vítima, em seu partido, de “grave discriminação”. Essa discriminação pode ser de difícil comprovação, como também facilmente aplicável se interesses paralelos se conciliarem.
Mas, antes de tudo, mais complicado ainda seria definir a perseguição interna como justificativa para um deputado mudar de legenda. Ou muito fácil: bastaria alegar constrangimento, quando uma proposta sua for considerada inaceitável pelos dirigentes.


Dilma e os nossos minérios

Já se sabia que a coincidência das comemorações de Tiradentes com a Quinta-Feira Santa limitaria a repercussão dos discursos políticos em Ouro Preto; discursos que foram importantes, mas é de se temer que, pelo mesmo motivo, o que foi dito acabe no esquecimento. Trata-se da posição adotada em relação aos interesses do estado quanto à exploração das riquezas do solo mineiro, as mesmas que, defendidas por Tiradentes, levaram ao 21 de Abril de 1792.
Primeiro, o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, depois o governador Antônio Anastasia, denunciaram que Minas não pode continuar assistindo à exploração dos seus minérios, recebendo por isso a migalha de 2%, além das feridas que a indústria extrativa deixa no solo. A presidente Dilma Rousseff estava presente, falou e garantiu, enfática, que seu governo vai corrigir essa injustiça. A conferir.
O assunto não é recente. Esteve na campanha eleitoral do ano passado em Juiz de Fora. Era um dos temas do candidato do PSL, Omar Peres.


(Publicado também na edição de hoje do TER Notícias)

Um comentário:

  1. Carlos Vilhena/ Ouro Preto

    De fato, a Presidenta Dilma foi categórica ao assumir o compromisso de levar adiante a questão do novo marco regulatório da extração mineral, pleito que uniu, no mesmo palanque, aqui, em Ouro Preto, o PMDB de Angelo, o PSDB de Anastasia e o PT de Dilma. Sintoma de que o assunto terá, mesmo, trâmite prioritário no Congresso Nacional, por representar posição inquestionável dos municípios mineradores de Minas Gerais. Assim como o petróleo, o minério é nosso.
    carlos Alberto Vilhena

    ResponderExcluir