quarta-feira, 20 de abril de 2011

Na ponta do dedo

A se confirmarem as previsões do Tribunal Superior Eleitoral e o entusiasmo do seu presidente, Ricardo Lewandowisk, quando os juiz-foranos forem às urnas, em 2012, para eleger prefeito e vereadores, já vão se valer da identidade biométrica. A menos que ocorram dificuldades financeiras para a Justiça ou problemas técnicos, a cidade estará entre as 4.500 que certamente obterão esse avanço em primeiro lugar.
Esse novo acesso que o processo eleitoral abre à tecnologia encontra resistências, tal como ocorreu quando chegaram as urnas eletrônicas. Mas a inovação vai eliminar, de vez, qualquer tipo de suspeita quanto a fraude. Porque, como registra a Wikipédia, “os sistemas chamados biométricos podem basear o seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, por exemplo os olhos, a palma da mão, as digitais do dedo, a retina ou íris dos olhos. A premissa em que se fundamentam é a de que cada indivíduo é único e possui características físicas e de comportamento distintas”.


Pouca repercussão

As celebrações de Tiradentes, em Ouro Preto, sempre ganham repercussão política, por causa dos discursos oficiais. Talvez não este ano, por causa da coincidência do 21 de Abril com a Quinta-Feira Santa.


Sem referência

O DEM, se anda caminhando sobre dúvidas em todo o País, não é exceção em Juiz de Fora. Os militantes, aqui liderados pelo ex-vereador Romilton Faria, não sabem se persistem ou se tomam os rumos do PSD criado por Kassab. Há uma tendência de os filiados se diluírem, escolhendo legendas diversas ou simplesmente abandonando a militância.
Antes, o diretório municipal acompanhava o ex-deputado Edmar Moreira. Depois, dava obediência ao senador Eliseu Resende, que morreu no ano passado.

Os candidatos

Segunda-feira, numa roda de políticos, durante almoço no restaurante da Assembleia, um dos assuntos era a eleição do prefeito de Juiz de Fora no próximo ano. Conversa puxada por gente do PV. Há oito nomes com frequência citados como possíveis postulantes, mas candidato com certeza, já desde agora definido, é Custódio Mattos.



Bom para o PT

Para um razoável número de cronistas políticos pode ocorrer de os ex-presidentes Fernando Henrique e Lula polarizarem as divergências em torno das questões momentosas do País. Seria difícil manter esse debate, mas, se de fato ocorrer, será proveitoso para o governo Dilma, que ficaria preservado, longe do tiroteio.


Reconstrutor

Em Minas, o PTB estuda plano de ação destinado a renovar suas representações nos principais municípios do interior, o que seria feito já nas primeiras semanas do segundo semestre, para que as mudanças tenham reflexos na campanha eleitoral do próximo ano. Mas é sabido que não haverá alteração em Juiz de Fora. O diretório continuará confiado ao médico Rogério Ghedin, que terá a missão de reconstuir o partido, depois da passagem sinistra do pastor alberto bejani pela prefeitura. O fato de estar exercendo atividade profissional em outro estado não seria impedimento.


(Publicada também na edição de hoje do TERNotícias)

Um comentário:

  1. De Carlos Alberto Vilhena, de Ouro Preto:
    Realmente, a coincidência do 21 de abril com a Semana Santa há de serenar os ânimos por aqui, uma vez que a festa religiosa local também se reveste de grande tradição, atraindo turistas de todo o Brasil, motivados pelos mais nobres propósitos.
    O movimento preparatório da grande festa cívica de Tiradentes nos faz prever, também, um grande evento, com a presença da presidenta (como gosta de ser chamada) Dilma e grande comitiva de ministros. Ontem, relembrando os velhos tempos da Praça Tiradentes como palco de grandes manifestações populares, mais de 1.000 servidores públicos estaduais, chegados em dezenas de ônibus, protestaram contra o governo do Estado, com palavras de ordem e críticas ao PSDB.
    Enfim,ísto é Ouro Preto, onde se respira cultura e...política.

    Carlos Albetrto Vilhena

    ResponderExcluir