terça-feira, 19 de abril de 2011

Sobre o novo Fórum

A prefeitura não disputa com o estado terrenos no final da Avenida Rio Branco, como foi divulgado ontem nesta página; pelo contrário, o que se pretende é participar da negociação, oferecer o espaço ao estado para a construção do novo Fórum. Em trocca, o município ficaria com as instalações do Benjamin Colucci, que passarão a abrigar os serviços da Secretaria de Saúde. A informação e do secretário de Administração, Vítor Valverde, para quem a nova localização dos órgãos da Justiça em nada afetaria futuros planos de expansão da Avenida.
Segundo ele, os terrenos pretendidos serão suficientes para todos os serviços da Justiça, incluindo os cartórios eleitorais e o Ministério Público.


O que muda?

Em Minas, o Partido Verde espera que o comando nacional supere divergências internas com a senadora Marina Silva, e depois saber o que fazer com as comissões provisórias no interior. Quanto a Juiz de Fora, chegado o momento de fazer mudanças, a executiva estadual vai querer ouvir o fundador, José Elías Valério.

Protesto no táxi

Duas vezes adotada e outras tantas banida, foi retomada a decisão da Settra de proibir ligeiras paradas de táxis na Avenida Rio Branco para embarque e desembarque de passageiros. O protesto é geral, mas principalmente dos idosos que frequentam clínicas e consultórios, em sua grande maioria na Avenida, onde, ao contrário, são tolerados os caminhões de coleta de lixo, que não se contentam em estacionar. Interrrompem e engarrafam o tráfego.


Obras em escolas

O deputado Lafayette Andrada tornou-se secretário de Defesa Social, mas está acompanhando a evolução de ações políticas anteriores, quando ainda estava na Assembleia Legislativa. No final do ano passado, ele fez o levantamento da situação das escolas locais quanto a obras diversas e o mobiliário. Ontem, recebeu mensagem do secretário de Governo, Danilo de Castro, informando sobre a liberação de R$ 420 mil para as escolas Olavo Costa, Emílio Esteves dos Reis, Maria das Dores de Souza, Fundamental e Médio, Lindolfo Gomes, Aly Halfeld, José Freire, Fernando Lobo, José Sainr Clair, Maria Elba Braga, Francisco Bernardino, Teodoro Coelho, Tiradentes, Sebastião Patrus, Maria de Magalhães Pinto, Duque de Caxias e Padre Frederico.




Cuidados com a prévia

Preocupado se pode acabar desagradando a mineiros ou paulistas, o PSDB ainda não sabe exatamente como reagir ao projeto do senador paranaense Álvaro Dias que torna obrigatória a realização de prévia partidária para a escolha de candidatos. O temor sugere cuidados, porque no ano passado quem a pretendeu foi Aécio Neves, sob visível contrariedade dos tucanos de São Paulo. Álvaro adotou a paternidade da ideia, já pensando em prévia na eleição de 2014, mas agora com caráter eleitoral bem definido.
Todos concordam, contudo, que é assumnto para ser resolvido logo, porque, decidida a consulta, o PSDB terá de recadastrar todos os filiados.

Pelos idosos
Entende o vereador Isauro Calais que as políticas de defesa e promoção dos idosos não podem ficar restritas às iniciativas federais, aliás muito modestas. Para ele, importante é estender essas políticas para o âmbito municipal. Até porque, é a comunidade que tem os idosos, com eles convive e conhece seus problemas.
Ontem, em coletiva à imprensa, o vereador fez uma primeira exposição sobre iniciativas que a Câmara pode pretender, bem como a criação de comissão especial para trataer dessa população.

(Publicado também na ediçãode hoje do TER Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário