quarta-feira, 6 de abril de 2011

Proposta ousada

A reforma política, a mais prometida e mais adiada, recebeu, durante a recente campanha eleitoral, uma nova proposta, que ganha lugar entre as que mais afetam a atual organização partidária; e tanto afeta, que provavelmente exigirá grande esforço para ser incluída na pauta das discussões do Congresso. Partiu do ex-presidente e atual senador Itamar Franco a ideia de se pensar no candidato avulso; aquele que poderia disputar cargo eletivo sem a necessidade de estar filiado a qualquer partido. Para tanto, não faltaria a experiência única que tivemos na década de 30, e só naquela vez, pois logo veio a reação demolidora dos dirigentes de grandes partidos, que se viam prejudicados e desprestigiados. Com a mesma intensidade, essa reação certamente será reeditada, se o senador mineiro se dispuser a levar avante a proposta.
Mas, mesmo que o autor não consiga viabilizá-la, fica o sinal de que alguma coisa tem de ser feita contra a ditadura dos partidos, que esqueceram suas bases, impõem decisões laboratoriais nas convenções, escravizam os que dependem da legenda, além de terem sepultado seus compromissos programáticos.



Novo jornal

Começa a circular na segunda-feira, dia 11, o TER Notícias Juiz de Fora, com distribuição gratuita e tiragem inicial de 6.000 exemplares/dia. A iniciativa é do grupo empresarial fluminense que, ao lado de outras atividades, edita jornais distribuídos em terminais rodoviários de Niterói, Petrópolis e Macaé.
Antônio Braga, que foi o principal executivo da TV Panorama, está à frente da equipe que vai produzir o novo matutino.

Um comentário:

  1. Nosso grande paladino da ética e da moral na gestão da coisa pública, Itamar Franco, apesar de algum tempo "afastado" das lides políticas, já dá mostras de quanto pode ser útil para o aprimoramento desta nossa "democracia". Mirando em um alvo para acertar em outro, certamente sabe a resistência que sua proposta enfrentará, não só dos jurássicos partidos políticos nacionais como também dos interesses dos nobres representantes das oligarquias, que insistem em se manter vivas e atuantes. Mas Itamar parece querer, mesmo, é despertar a latente vontade política de reformas mais profundas. Dá, mais uma vez, mostras de que veio para, efetivamente, participar do debate político, do alto de sua grande autoridade e experiência, não se limitando a ser apenas um aliado importante das pretensões de Aécio Neves, mas, sim, um franco atirador da oposição, na luta pelas suas convicções, o que honra os nossos votos à ele atribuídos.
    Carlos Alberto Vilhena

    ResponderExcluir