terça-feira, 12 de abril de 2011

Da Coluna

(Ter Notícias Juiz de Fora)

Distrital em cotação

Trinta e oito por cento dos títulos eleitorais brasileiros estão em cidades com mais de 200 mil votantes, entre elas Juiz de Fora. Entretanto, ocupam apenas 2% do mapa nacional. Tamanha concentração certamente tem contribuído para estimular alguns senadores a debater a adoção do voto distrital municipal, talvez já em outubro de 2012.

Presença do PMN

Há uma tendência entre os dirigentes do PMN mineiro a levar o partido a ter candidato próprio em todos os grandes e médios municípios, independentemente de alianças e coligações. É um projeto que, na próxima semana, será exposto e proposto ao vereador Isauro Calais (foto), a quem caberia a missão de disputar, pois acaba de ganhar 25 mil votos na disputa de uma cadeira na Assembleia.


Cota feminina

Não se pode negar razão ao senador Itamar Franco quando define como discriminação a proposta de elevar para 50% a cota feminina nas chapas de candidatos em eleição proporcional. É impossível aperfeiçoar a democracia representativa pela via de favorecimento do gênero, porque ao tentar incluir acaba excluindo. Mais importante é fazer a mulher acreditar na política, antes de acreditar em eleição.
Demais, é preciso lembrar que, dez anos antes, a deputada Maria Elvira conseguiu transformar em lei a cota de 30%. E hoje os partidos passam maus momento para cumpri-la.


Velho preconceito

Antropólogo, doutor pela Universidade de Harward, Roberto Da Matta nasceu em Niterói, mas viveu bons anos da mocidade em Juiz de Fora, cidade que sempre considerou “muito fechada” e com acentuados lances de preconceito, citando como exemplo o homossexual Jacy de Souza. Mas, se abomina o tratamento diferenciado, reconhece que os preconceitos locais o ajudariam a interessar-se pelo estudo das intolerâncias sociais.
É o que ele acaba de dizer, ao agradecer ao vereador Castelar o título de Cidadão Honorário que há dias lhe foi concedido.

Disponibilidade
Não se sabe se o ex-vereador Gilberto Vaz de Melo desistiu de formar chapa e encabeçá-la para disputar o comando do diretório municipal do PSB. Nos primeiros dias do ano dizia-se entuasiasmado.

Vício antigo

Desconhece-se a razão de tamanha celeuma que ainda provoca a sincera confissão da presidente Dilma Rousseff sobre a frequente necessidade de acertar, individualmente, o apoio dos deputados para que o governo tenha matéria de seu interesse aprovada a tempo e a hora. É um misto paciência e sacrifício de princípios (quando existem) a que estão condenados todos os presidentes: os que já passaram e os que virão. Dilma não seria exceção.

Documentos

Cerca de duzentos documentos de Alfredo Ferreira Lage, referentes ao Museu Mariano Procópio, e até agora desconhecidos do grande público, foram localizados por Douglas Fasolato junto a descendentes daqueles beneméritos. Alfredo foi quem doou ao município o acervo do Museu, hoje administrado por Fasolato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário