quarta-feira, 13 de abril de 2011

Notas do dia 13

Sem alternativa





Tomando-se o mapa das cidades brasileiras em que o PMDB tem comando consolidado, dificilmente se encontrará uma que se compare a Juiz de Fora. Quatro décadas atrás, o partido (e seu antecessor, MDB) teve momentos sob o comando de Sílvio Abreu Júnior ou Itamar Franco, mas em quase toda a sua trajetória quem o dominou foi mesmo o grupo de Tarcísio Delgado. Mesmo derrotado na disputa pela prefeitura, no ano passado, não é fácil admitir que ele tenha disposição de se retirar, o que valeria a entregar o partido a outra facção.

Posta tal contingência, escapando alternativa aos peemedebistas, não seria surpresa a candidtura de Tarcísio em 2012.





Documentos




Cerca de duzentos documentos de Alfredo Ferreira Lage, referentes ao Museu Mariano Procópio, e até agora desconhecidos do grande público, foram localizados por Douglas Fasolato junto a descendentes daqueles beneméritos. Alfredo foi quem doou ao município o acervo do Museu, hoje administrado por Fasolato.







As mazelas




O prefeito Custódio Mattos diz que alimenta a esperança de ver a reforma política ser realidade, o quanto antes. Para ele, está suficientemente demonstrado que a ausência dessa reforma tem contribuído demais para a prática da corrupção.

Ao pedido para que aponte uma prioridade entre os itens que compõem o projeto de reforma, ele diz que ficaria bem se as mudanças começassem pelo expurgo das coligações em eleições proporcionais.







Primeiro os meus...




Dos 513 deputados que assumiram em 1º fevereiro metade tem parentes, ex-mulheres e namoradas trabalhando em seus gabinetes, segundo revela levantamento feito pelos jornalistas Edson Sardinha e Renata Camargo. No total, 271 cargos. O PMDB é o campeão, com 55 gentilezas familiares.







Praça renovada




O secretário municipal de Administração, Vítor Valverde, foi a Belo Horizonte, ontem, para uma reunião com dirigentes dos Institutos de Patrimônio Histórico estadual e federal. Na pasta, os estudos para a revitalização da Praça da Estação, já garantida uma parceria com a MRS.


Lei duvidosa




Cercada de dúvidas, a Lei da Ficha Limpa passou pelas fases de debate, maturação, votação no Congresso e julgamento no Supremo, sempre tramitando em total insegurança. Os problemas se aprofundaram quando sobreveio uma insinuação sutil: o STF decidiu que a lei não valeu para 2010, mas não deixou implícito se valerá para 2012... O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowisk (foto) quer que se esclareça esse ponto, antes que os corruptos ganhem mais um round.

Posse e ressaca




Não é de agora que se discute mudança no calendário de posse de eleitos para cargos executivos, alegando-se as inconveniências do 1º de janeiro. No caso do presidente da República, seria a dificuldade da presença de estadistas estrangeiros. Mas o que realmente desagrada é uma solenidade de posse, com todas as formalidades, vir poucas horas após o reveillon e os sinais da celebração etílica...
Há anos, os prefeitos assumiam em 31 de janeiro e os presidentes em março. Livres dos incômodos da ressaca, ainda hoje os deputados só começam a trabalhar em 1º de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário