domingo, 20 de janeiro de 2013

Em Comissão

A deputada petista Margarida Salomão, que afirma estar concluindo sua fase de adaptação em Brasília, deve ganhar mais uma responsabilidade na Câmara: integrar a Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática.
Passaporte
Se pastores evangélicos têm direito a passaporte diplomático, alegando exclusivamente atividades internacionais, pelo mesmo motivo a Associação dos Gays e Lésbicas acaba de requerer o beneficio. A propósito, o pastor Valdemiro Santiago de Oliveira, que tem seu passaporte, foi preso numa blitz em Sorocaba, pelo porte ilegal de escopeta, duas carabinas e munição, e também é investigado pelo Ministério Público por desvios de dízimos e ofertas à sua igreja. O governo tem de interromper logo essa farra de passaportes, antes que os traficantes, com intensa atividade no Exterior, também se sintam no direito de requerer o privilégio.
Rodovia Itamar
Ao reabrir seus trabalhos, no dia 1º, a Câmara dos Deputados terá para votar vários projetos que pretendem dar nomes a obras públicas, entre elas rodovias que permanecem identificadas apenas como Brs. O deputado Diogo Andrade, do PSD, quer que a BR-267, que vai de Caxambu à divisa com São Paulo, passe a se chamar Presidente Itamar Franco.
Instalado
O ex-secretário de Administração Vitor Valverde já está morando em Londres, onde pretende permanecer alguns meses para participar de curso de gestão corporativa. No dia 28 de março ele encerra mandato como presidente do Instituto Histórico, mas não virá para transmitir o cargo ao novo presidente.
Valha-nos Deus!
Pretextando imposições de natureza partidária, deputados mineiros tucanos e peemedebistas vão ajudar a eleger Henrique Alves para a presidência da Câmara, ainda que sobre ele pesem graves denúncias. A partir de 1 º de fevereiro vamos ter Alves na presidência da Câmara, Renan Calheiros comandando o Senado e Eduardo Cunha na liderança. Quem conhece a biografia desses senhores sabe que para tamanho castigo resta a esperança na misericórdia de Deus.
Eis a questão
O jornalista e ex-deputado Fernando Gabeira, para quem o PV volta a ter planos eleitorais, foi ao ponto crucial da complexidade política brasileira, ao ser entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura. A grande dúvida, diz ele, é se o brasileiro considera importante e necessária a honestidade do político, porque os grandes corruptos são sempre facilmente reeleitos.
A propósito....
Em Biquinhas, São João do Paraíso e Cachoeira Dourada (todas em Minas) onde haverá novas eleições em abril, os prefeitos que a Justiça cassou por prática de corrupção haviam sido eleitos com mais de 50% dos votos. Consagrados pelos eleitores.
Mineiramente
A declaração do governador Eduardo Campos, presidente do PSB, dizendo que não quer interferir na eleição para a presidência da Câmara, mesmo para apoiar um correligionário, deputado Júlio Delgado, soou como um comentário à moda da velha política mineira. Não quer confrontar com as articulações majoritárias que dão favoritismo a Henrique Alves, do PMDB, para o cargo. Sabe que o campo está minado, e não vai se expor às sequelas desse processo. Delgado é do partido e tem apoio da bancada. Mas, Alves, além de ser um político tradicional do Nordeste, conta com o apoio do Palácio do Planalto. Então, mineiramente, Campos, não desautoriza Delgado, mas também não o apoia. Se houver surpresa e o mineiro for vitorioso, será considerado parte da vitória; caso contrário ele já tinha antecipado sua posição de neutralidade.
Boa conversa
Nos primeiros vinte dias de sua gestão, o prefeito Bruno Siqueira pode dizer que já abriu diálogo com quase todos os partidos, vários deles convocados para ocupar cargos no primeiro e segundo escalões. Ainda não conversou com o PDT, único partido que optou pela neutralidade no segundo turno, mas tem duas cadeiras na Câmara. (( publicado também na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário