quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Nomes de ruas

Dia desses o prefeito deve mandar renovar as placas das ruas, que o tempo e o vandalismo cuidaram de danificar. Se assim for, terá oportunidade de pedir que o Instituto Histórico opine para a correta identificação dos nomes. A sugestão já havia sido levada a outros prefeitos, sem êxito. É preciso corrigir erros, alguns clamorosos, como o da Rua Fonseca Hermes, vereador João Severiano de Fonseca Hermes, mas aparece sendo o presidente Hermes da Fonseca (1910-1914). A placa dá ao vereador o status de presidente da República. Sobre presidentes, necessidade também de correção da placa da Rua Delfim Moreira. Ele é identificado apenas como deputado, mas chegou a presidente da República. Um logradouro tem de fazer referência ao cargo mais alto ocupado pelo homenageado.
Professores
O notável Mister Moore, que se tornou conhecido em todo o Brasil como o homem do Granbery, aparece na placa de sua rua como bacharel em ciências sociais. Há que se promover melhor identificação, evitando-se esse e outros casos, como a Rua Professor Lopes, em São Mateus, onde a placa o identifica repetidamente apenas como professor. Os casos são muitos.
Pela ordem
Esperado como muito importante, o encontro de segunda-feira do prefeito Bruno com o governador Anastasia poderá ter melhores resultados se as reivindicações levadas a ele obedecerem à escala do possível. Toda vez que o município pediu muito, as coisas acabaram se confundindo, com o risco de pouco ou nada se viabilizar. Uma linha de prioridades, contemplando o essencial, seria melhor.
Com otimismo
Em junho de 2011, sob o patrocínio da Universidade Federal, reuniram-se as lideranças regionais, quando foram alinhadas algumas das obras que ainda hoje podem ser apresentadas ao governador. Mas o que diferenciou aquele encontro dos anteriores foi a promessa de ser abandonado o antigo modelo de queixas e derrotismo; a hora é de otimismo e coragem na formulação objetiva de propostas e metas. Passados vinte meses, esse caminho continua sendo o mais adequado para a retomada do diálogo com o governador.
Sem renovação
Os peemedebistas de Juiz de Fora delegados à convenção regional não revelam disposição de tender para o novo, quando se trata de eleger os dirigentes do partido. Em março, vão apoiar a permanência do deputado Antônio Andrade na presidência da executiva.
Desespero geral
Deplorando as condições franciscanas em que receberam a administração, há um mês, prefeitos de vários municípios estão partindo para o desespero, como os que promovem sorteios de carros e motos para terem o dinheiro suficiente das folhas dos funcionários. Em Juiz de Fora, Bruno não chega a esse ponto, mas se queixa muito das dívidas que diz ter herdado.
Pressionado
O alto comando do PMDB passa o fim de semana sob pressões de variadas procedências, para que faça Renan Calheiros desistir da presidência do Senado, considerando-se que ele seria o último dos mortais a contribuir de alguma forma para a moralização do Congresso. A situação é delicada no partido, que só tem uma saída: forçar o senador a desistir. Ontem, José Sarney voltou a defender Renan. Não se esperava outra coisa.
Velho símbolo
A praça do Congresso amanheceu coberta de vassouras fincadas na grama, insinuando a necessidade de se varrer a candidatura de Renan Calheiros à presidência do Senado. O símbolo não é uma novidade na política, pois em 1960 Jânio Quadros fez toda a sua campanha à presidência da República segurando uma vassoura, com a qual prometia varrer a imoralidade.
Corda bamba
Se tem alguém com suficientes razões para desejar que o PMDB mineiro não acerte dar apoio ao governo da presidente Dilma esse alguém é Edison Lobão. O preço do apoio é uma vaga no ministério, certamente em Minas e Energia.
Discursos
Para quem acompanha os pronunciamentos feitos no Congresso Nacional, onde são raros os que podem ter proveito, tanto na forma como no conteúdo, vale lembrar o que já ensinou George Burns (1896 – 1996:) - O segredo de um belo discurso político é ter um bom começo e um bom final. E que sejam o mais próximo possível.
(( publicado também na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário