terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Troca injusta

Já fazia parte das previsões que a concentração dos prefeitos em Brasília teria o destino de reuniões anteriores e seu histórico de resultados pífios. Agora, a proposta que eles ouviram do governo é que será feita uma “conta de chegar”, isto é, comparam-se as contas – o que os municípios devem contra o que a União deve - para se conhecer o saldo de compromissos. Ocorre que em 74% dos municípios sobram as dívidas e é insignificante o haver. A proposta do governo é versão cruel do acordo entre quem quer receber muito e quem tem pouco para pagar.
Por extensão
Prosperam em Belo Horizonte as conversações para levar o PMDB a se entrosar melhor com o governo Anastasia, o que resultaria, de imediato, em ganhar a Secretaria de Obras. Pode ser que essa convivência também leve a reflexos políticos no interior do estado. No caso de Juiz de Fora, estariam ampliados os espaços para o prefeito peemedebista Bruno agir no governo.
Barba de molho
O incêndio na boate em Santa Maria, que se inscreve entre as tragédias jamais esquecidas, provocou o medo dos prefeitos e dos órgãos de segurança pública. Em todo o País passaram a se movimentar para descobrir onde estão as negligências que podem levar à repetição de fatos tão dolorosos. É preciso que se faça isso, mas que as providências sejam levadas a sério até o fim. Nossos governantes têm o mau hábito de esquecer rapidamente a dor dos outros. Exemplo sempre repetido são as enchentes.
Experiência
Não faltam mensagens de estímulo à experiência do estado em Ribeirão das Neves, com a parceria público-privada na administração de presídios. O deputado Marcus Pestana, presidente estadual do PSDB, atribui a iniciativa ao interesse do governador Anastasia e do senador Aécio Neves em melhorar as condições de vida de quem cumpre pena.
Domicílio em JF
Matéria publicada na edição de ontem deste jornal é contestada pelo gabinete do deputado Lafayette Andrada. Ao contrário do que foi noticiado, ele tem domicílio eleitoral em Juiz de Fora há dez anos, como também residência fixa aqui. Foi o que, aliás, o credenciou a se apresentar como pré-candidato a prefeito pelo PSDB no ano passado. Com a eleição de Bruno Siqueira para a prefeitura, Lafayette tornou-se o único deputado de Juiz de Fora na Assembleia, e diz que, consciente disso, quer continuar atento aos interesses da cidade.
Como herança
O presidente da Câmara, Marcos Maia, que deixa o cargo na próxima semana, transfere ao sucessor requerimento de urgência para o projeto que manda interromper a criação de novos partidos, já com o apoio de líderes de dez bancadas. Um dos entusiastas dessa proposta é Henrique Eduardo Alves, que espera ser eleito para a presidência. Sendo assim, o projeto terá tudo para tramitar rápido. Henrique diz que a discussão ainda não se deu porque houve dúvidas quanto ao quórum, “mas já está na pauta da Câmara”, garantiu.
Fartura
Nada menos de 20 novos partidos políticos buscam registro na Justiça Eleitoral, segundo o TSE. Deles, a legislação exige que obtenham o registro, ao menos, um ano antes das eleições às quais pretendem concorrer, e com o apoio de, no mínimo, 0,5% dos eleitores, em pelo menos nove estados entre os que votaram para deputado federal nas últimas eleições.
Como começar?
Algumas entidades têm pensado em promover ampla discussão sobre a relação entre as drogas e jovens delinquentes, mas se mostram confusas, quando a questão é saber por onde começar. É possível que a maior dificuldade esteja na identificação das responsabilidades, que nascem e prosperam todas ao mesmo tempo: pais, desagregação familiar, estado negligente, miséria e falta de perspectivas se associam para desafiar a sociedade.
Reunião em BH
No dia 4, quando tiver a sua primeira audiência com o governador, desde que assumiu, o prefeito Bruno terá ao lado, apoiando as reivindicações, o secretário de Saúde, Antônio Jorge Marques, o presidente da Cemig, Djalma Morais, e os deputados Marcus Pestana e Lafayette Andrada. Não serão estranhos à mesa, pois todos estiveram presentes na campanha.
(( publicado também na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário