quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Quem paga o pacto?

Não foram poucos os prefeitos, entre eles o de Juiz de Fora, que assumiram no primeiro dia do mês propondo novo pacto federativo, tendo como objetivo principal o município. Sendo a base da Federação, não pode continuar sofrendo o processo de esvaziamento que se vê em nossos dias. Portanto, qualquer estudo que se proponha a levantar a bandeira de um novo pacto deverá encontrar mecanismos capazes de impedir que os municípios continuem 'pagando o pato' nessa história.
Mais cobrados
Das esferas de poder, o município é que sofre a cobrança direta da população. As pessoas moram nele e querem ter a vida o mais próximo possível do ideal. Bruno fez referência a isso no discurso de posse. A União concentra os recursos e os libera por conta de acordos políticos, ao passo em que se assiste à crescente municipalização dos serviços públicos.
Força na base Notícia da coluna de ontem sobre remotas possibilidades de mudanças profundas nas comissões municipais provisórias dos partidos já contribuiu para que se sinalizasse uma reação. Alguns entre os pequenos que fazem parte da base do governo estadual se dispõem a reivindicar sua elevação à categoria de diretório, sob a razoável alegação de que o diretório é mais forte para o desencadeamento das articulações.
Fora do ar
Pessoas que se animam com a ideia de associar ambientalismo e política têm procurado, sem êxito, obter informações sobre os planos de formação em Minas do Partido Ecológico Nacional. Não conseguem retorno. Criado no ano passado, o PEN figura como o único entre os mais recentes com chance de disputar a eleição proporcional de 2014, pois já conta com 30 deputados federais e estaduais, sendo dois de Minas.
Homenagem
Os presidentes dos Tribunais Regionais de Justiça do Rio de Janeiro e de Minas, desembargadores Manoel Rebelo dos Santos e Joaquim Herculano Rodrigues, estão em Belmiro Braga. Vão ser homenageados na fazenda do ex-deputado Sílvio Abreu.
Garantia
As ameaças da dengue em Minas causam preocupação e precisam ser tratadas com seriedade, mas o secretário de Saúde, Antônio Jorge Marques, garante que não faltarão recursos do estado para impedir que o problema evolua e se agrave. A proliferação do mosquito transmissor não depende apenas do poder público. Nada se conseguirá se a população não atingir um mínimo de conscientização quanto às suas responsabilidades nesse perigo latente.
Motivação
A convocação aos jovens ainda não surtiu o desejado, mas a Justiça pretende insistir. Já em 2014 retomará o movimento destinado a sensibilizá-los a participar da campanha eleitoral. A convocação, que até devia ser antecipada, é muito importante, pois continuam baixíssimos os índices de renovação da representação política. Cabe, contudo, lembrar: se a Justiça faz sua parte, é preciso que os políticos, em particular os candidatos, deem contribuição, levantando a bandeira de uma política sem corrupção, voltada para o interesse comum.
O candidato
O PMDB é forte, tem história e é muito representativo para justificar sua participação na disputar do governo de Minas em faixa própria. É com tal argumentação que começa a fermentar nos grupos internos do partido a proposta de antecipação da candidatura do senador Clésio Andrade a governador. Aliás, desde março do ano passado, quando se filiou, que seu nome vem sendo lembrado para assumir a missão.
Interpretando
Sobre a eleição dos presidentes da Câmara e do Senado: toda vez que o governo anuncia, em comunicado oficial, que não vai interferir, é porque já interferiu suficientemente para que os resultados saiam conforme seus interesses. (( publicado também na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário