quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Teste de prestígio

Na legislatura passada, os vereadores aprovaram moção de repúdio ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural, pelo fato de não terem conseguido a aprovação do tombamento do prédio onde funcionou o Cinema Excelsior. Esse tombamento foi proposto e discutido nove vezes, e em todas elas derrotado, por ausência total de razões que o fundamentassem. Cinco daqueles senhores que assinaram a moção saíram derrotados das urnas, mas neste mês foram guindados ao secretariado municipal. Sendo, pelo menos em tese, os mais influentes da administração, supõe-se que, mantendo os mesmos argumentos, exigirão agora do prefeito a desapropriação do imóvel que defenderam com tanto vigor. No mínimo, um ato de coerência.
Posse histórica
O 31 de janeiro foi, durante muitos anos, o dia da posse dos prefeitos eleitos em outubro do ano anterior. Começou há exatos 50 anos, quando assumiu Adhemar Andrade, da UDN, com um fato singular: até então era prefeito em Matias Barbosa, onde transmitiu o cargo no final da tarde, quando pela manhã já havia assumido em Juiz de Fora. Mesmo em tempo brevíssimo foi simultaneamente prefeito de dois municípios...
Cobrança 1
Ainda sob o impacto da tragédia de Santa Maria: prefeitura e Câmara podiam se unir para cobrar publicamente das casas de shows e dança informações detalhadas sobre o que têm feito para garantir a segurança de seus frequentadores. Há suspeita de que algumas utilizam na decoração de ambiente material de fácil combustão, o que é agravado com o emprego de substâncias tóxicas para ”incrementar” os espetáculos. É preciso apurar.
Cobrança 2
Há nove anos, criou-se no estado a taxa de incêndio, que, na pior das hipóteses, arrecada média de R$ 160 milhões. Criada especificamente para manter equipados os bombeiros militares, não admite qualquer outra destinação. Mas isso fica difícil de ser policiado, porque a taxa vai para o bolo dos tributos, onde acaba se perdendo. Um bom assunto para ocupar o tempo dos deputados.
Afagados
Cerca de 500 prefeitos mineiros, do PMDB e de outros partidos, foram recepcionados pelo senador Clésio Andrade, aproveitando a passagem deles por Brasília, onde se encontraram com a presidente Dilma. Foi uma das maiores reuniões de executivos municipais de que se tem notícia. Em matéria de mobilização, Clésio e Newton Cardoso são os campeões no PMDB. Newton já foi governador; Clésio quer ser.
Falta dizer
A intensa campanha pela moralização da política, ainda agora intensificada com a tentativa de impedir Renan Calheiros de presidir o Senado, continua à espera de os partidos políticos assumirem sua cota de responsabilidade no movimento. É preciso que se pronunciem, pois, além de os maus políticos serem seus filiados, são eles que recebem esses cidadãos e os proclamam candidatos. Não há como admitir a sociedade mobilizada e a magistratura atenta, se essas organizações políticas permanecerem ausentes e silenciosas.
Culpa geral
A CPI criada para apurar as façanhas de Carlinhos Cachoeira mergulhou em solene fracasso. Mas o que se podia esperar? Em abril do ano passado, quando era constituída, dos 32 deputados chamados a integrá-la 17 tinham e ainda têm problemas diversos com a Justiça.
Missão difícil
Seja por pressão do corporativismo, seja por força de comprometimentos, as dificuldades de investigação sempre existiram. Há nove meses, o deputado Sargento Rodrigues conseguiu assinaturas para constituir CPI destinada a apurar envolvimento de policiais e militares de Juiz de Fora com o jogo do bicho. Pois oito deputados que aprovaram a comissão acabaram retirando suas assinaturas. E o assunto vai morrendo.
Guerra à dengue
O governador Antônio Anastasia se reúne hoje à tarde, em seu gabinete, com o secretário de Saúde, Antônio Jorge Marques, e representantes de outros setores da administração, para passar em revista o que tem sido feito e ainda se pode fazer para combater a dengue. O relatório que vai receber tem duas vertentes: há o reconhecimento de que estamos diante de uma situação potencialmente grave, mas o estado tem mobilizados todos os recursos para conter o mal e impedir que evolua para uma epidemia. (( publicado também na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário