terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Longa espera

A tão esperada ligação rodoviária entre o aeroporto de Goianá e a Barreira do Triunfo, que o governador Anastasia prometeu, teria suas obras iniciadas em novembro, numa extensão de 14 quilômetros e previsão de término em novembro do próximo ano. O que significa 1,7 quilômetro/mês, para sugerir que se trata de terreno muito acidentado. Será?
Papel do PMDB
Quando se conversa com deputados, em Brasília, sobre as impressões que levaram do interior no fim de ano, muitos lembram que o PMDB mantém, com habilidade, seu comportamento de partido coadjuvante do poder. Quer consolidar, e talvez até consiga, ampliar seu poder para continuar sendo influente, independentemente de quem estiver no poder. Outra observação de deputados anônimos: se o partido ficar muito forte acabará disputando a sucessão da presidente Dilma em 2014.
Com antecedência
Parece que as eleições no Brasil são decididas com antecedência, como recomendam o atual cenário e a agenda política sobre eleição presidencial. Nem a eleição para as presidências do Congresso Nacional tem ocupado com relevo a página política do noticiário cotidiano. Já temos candidatos colocados, alianças prometidas, negociações regionais em curso... Nessa história, o eleitor só será chamado na undécima hora.
Primeiro teste
O prefeito Bruno Siqueira decidiu começar pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais o que espera ser um longo diálogo com o governo do estado. É um primeiro teste. Sobre o BDMG, uma queixa frequente é que são modestos seus investimentos na região de Juiz de Fora. Já explicou o banco que as lideranças daqui não gostam de elaborar projetos, como foi dito a Itamar Franco, quando reclamou mais investimentos na região.
Até quando?
Sem explicações convincentes, o Itamaraty contemplou com passaporte diplomático o “pastor” Valdemiro, da Igreja Mundial do Poder de Deus. É o tal que promete curar câncer e outros males com um lenço em que recolhe seu suor. O governo tem que explicar melhor essa história. A “bispa” (ainda sou do tempo em que o feminino de bispo era episcopisa) Sônia Hernandez acaba de anunciar a venda de frascos de perfume com o cheiro de Jesus. Ninguém desconhece que a Constituição assegura liberdade de crença e culto. Mas assegura também a defesa dos incautos.
Caça aos votos
O deputado Júlio Delgado, que vem intensificando a campanha para a presidência da Câmara, informou em seu twitter que estava embarcando para Manaus. Pretendia jantar com o prefeito Arthur Virgílio. Amanhã, café com o governador Omar Aziz.
Pesquisas
As últimas análises que se fizeram sobre o sentimento popular em relação ao governo da presidente Dilma são quase unânimes ao afirmar que sua aprovação resulta, antes de tudo, do tratamento duro com os políticos. Uma próxima pesquisa, em março, não deverá ser diferente. Constata-se que a Nação não se mostra propensa a priorizar a avaliação objetiva das ações de governo. Não interessa saber se a presidente vai bem ou mal nas suas competências administrativas. O que serve é o frugal, sem arroubos.
Como antes
Tão logo o governo dê sinais de que estará abrindo o processo eleitoral de 2014, o que deve ocorrer no começo do próximo semestre, vão se registrar algumas mudanças no quadro das filiações partidárias. Sem maiores dificuldades, bastando um pretexto. O parlamentar não vai perder o mandato quando ocorrer fusão ou incorporação de partidos; quando se criar novo partido e a ele pretender filiar-se o deputado ou senador; no caso de ”mudança substancial” ou desvio no programa partidário ou, ainda, quando o parlamentar se julgar vítima de discriminação pessoal. Trocando em miúdos: não há mais necessidade de fidelidade, e o pouco que havia foi para o espaço.
Noiva cobiçada
Duas vezes neste ano, o chefe do PSB, governador Eduardo Campos esteve com a presidente Dilma, a quem voltou a prometer lealdade até 2014. Em Belo Horizonte, o esquema político que propõe a candidatura de Aécio Neves à presidência insiste em atrair o pernambucano para o projeto, pois uma força política do Nordeste é fundamental. O que se observa, cada dia com maior segurança, é que o PSB tornou-se a noiva cobiçada tanto pelo PSDB quanto pelo PT. A preliminar do relacionamento maior foram as eleições municipais do ano passado, quando os socialistas ampliaram seu poder de voto. (( publicado também na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário