quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Conferindo

Diante da situação criada em alguns municípios, em que o número de eleitores é maior que o número de habitantes, o TRE terá de promover, nos próximos meses, o recadastramento eleitoral. Talvez aproveite para introduzir um progresso contemporâneo, o voto biométrico. Nem sempre esses casos refletem fraude, porque há milhares de pessoas que saem de sua cidade, porém mantêm ali o título.
Na Zona da Mata, Divinésia tem mais eleitores que habitantes.


Mês fatal

Já se sabe que em setembro vários partidos estarão alterando a composição de suas comissões provisórias em Juiz de Fora, entre eles o PP, PTN e DEM. A escolha do mês vem a propósito, porque antecede outubro, quando começa a contagem regressiva para a eleição municipal.


Sigla nova

Está protocolado no Tribunal Superior Eleitoral o mais recente pedido de registro de novo partido, o PDN – Partido do Desenvolvimento Nacional, que deseja estar organizado para abrigar descontentes do PR e de outras siglas desgastadas nas relações com o governo. Mas o TSE não tem prazo determinado para tomar decisão a respeito.


MP inviolável

As medidas provisórias, que são o instrumento do Executivo para passar por cima do Congresso, e legislar segundo seus interesses, já foram objeto de dezenas de tentativas de senadores para conter o ímpeto dos presidentes da República. Hélio Costa tentou quando esteve por lá. Mais recententemente, Aécio Neves propôs soluções conciliatórias entre os dois poderes. E José Sarney promete atuar para remover a grave distorção. Como anuncia que vai se recolher ao ostracismo em 2014, o velho rei do Maranhão prestaria dois bons serviços ao País.


Nosso guia

O novo guia telefônico de Juiz de Fora que os assinantes estão recebendo traz para ilustrar a capa uma paisagem dos buritis de Conceição das Alagoas, nas margens do Hidrelétrica de Volta Grande. Duas perguntas: 1 - o que temos a ver com aquela bela paisagem? 2 - o catálogo das Alagoas tem o Parque Halfeld na capa?


Para esquecer

O PMDB, ao acusar o deputado Newton Cardoso de trabalhar contra os interesses do partido, concedeu-lhe prazo para se defender do pedido de expulsão. Dois meses são tempo suficiente para que o caso caia no esquecimento.
Newton também é acusado por companheiros de irregularidades na prestação de contas de campanha eleitoral. E os outros?


__

Uma velha história contada em Minas dizia que se o fazendeiro devia mil cruzeiros ao banco estava liquido. Se devesse duzentos mil o banqueiro é que estava liquidado. É o caso do presidente Obama: seu país deve, de imediato, 700 bilhões, Esse dinheiro os credores nunca verão, porque o que há são papéis trocados. Dívida, quando cresce muito vira ficção.



(( publicado também na edição de hoje do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário