domingo, 28 de agosto de 2011

PSDB de olho em 2012 e na sucessão de Dilma

No encontro que promoveu em Juiz de Fora, no fim de semana, com cerca de 200 militantes na região, entre os quais 19 prefeitos, o PSDB anunciou três preocupações imediatas para vencer as eleições do próximo ano, e com elas partir para fazer Aécio Neves o sucessor da presidente Dilma: reestruturação, definição do discurso e modernizar a comunicação, explorando mais a internet e seus recursos correlatos, chamando-se atenção para o que significado da interação com os internautas, como se dá ainda agora na Inglaterra, Espanha e Egito.
O deputado federal Marcus Pestana, e o vereador José Laerte, que presidiu a reunião, veem o partido “vivendo um bom momento” em Minas: os tucanos acham-se organizados em 800 municípios, tem 156 prefeitos, mais de 1.000 vereadores, oito deputados federais e 13 estaduais. No âmbito nacional, Pestana considera que o quadro vai se tornando “cada vez mais favorável”, e, como exemplo, citou recente carta de Dilma a Fernando Henrique, reconhecendo nele o pai da estabilidade econômica e os avanços na política social, o que o deputado considera ter sido pá de cal nas velhas críticas do PT ao antecessor de Lula. Ainda assim, ele advertiu que os tucanos têm um caminho a percorrer para acentuar a autenticidade do PSDB, até porque a inautenticidade é marca presente na estrutura partidária brasileira.
Mas as preocupações e projetos têm um alvo prioritário, que o vereador José Laerte deixou claro no encontro regional de Juiz de Fora: começar a trabalhar, desde já, para se viabilizar a candidatura de Aécio Neves à presidência em 2014. Pestana, em apoio, disse que o senador mineiro é a maior liderança política que Minas produziu nos últimos 60 anos.



Bola cheia


No fim de semana, na inauguração da Almaviva, o governador Antônio Anastasia não poupou gestos e expressões para exaltar Custódio Mattos. Todos perceberam, como também anotaram que Anastasia alimenta disposição de entrar firme na campanha de reeleição do prefeito.
O governador vê Juiz de Fora dando passos largos para retomar o desenvolvimento, depois de reorganizar a finanças, o mesmo que, segundo ele, se fez no estado com Aécio Neves.


As mudanças

No dia 7 de outubro expira o prazo para quem quiser mudar de partido, se tiver planos de disputar eleição em 2012. Não há previsão de mudanças na lista dos prováveis candidatos a prefeito, mas elas ocorrerão, em grande número, entre os que entram no páreo de vereança, o que se explica no jogo das probabilidades. Os candidatos examinam em que partidos suas chances podem ser maiores. Em geral, as facilidades crescem nas legendas mais modestas, mas não há aí segurança absoluta, porque muitos pequenos são atraídos pelos grandes, e nesse caso tornam-se apenas escada para seus aliados.


Criminosos

Instigante a conclusão de alguns desembargadores de São Paulo, onde as estatísticas revelam que os crimes aumentam não apenas na incidência como também na violência. Garantem eles que os assaltantes só existem porque não têm família, não têm onde morar, não estudaram. Mas o que dizer então dos ministros, juízes e altos funcionários, que têm família, moram em mansões, estudaram, são doutores? e ainda assim assaltam os cofres públicos.


Esperteza

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado, onde ainda não se sente maior entusiamo pelas questões essenciais da reforma política, vai recomendar um cerco aos prefeitos e vice-prefeitos reeleitos, que não podem disputar um terceiro mandato. O projeto é para impedir que durante o mandato mudem de partido, disputando o caso em município vizinho.
Têm ocorrido muitas fugas espertas desse tipo. Seria o caso, por exemplo, se o prefeito de Simão Pereira estivesse em segundo mandato e se transferisse seu domicílio eleitoral para Matias Barbosa, onde poderia ser candidato.


Sem confronto

O Partido dos Trabalhadores, sejam quais forem suas razões, não parece animado a bater confronto com a administração municipal. Foi o que se notou na semana passada, durante reunião em que se discutiam interesses da Zona Norte, promovida pelos moradores. O secretário de Administração, Vitor Valverde, fazia exposição sobre obras e serviços realizados na região, onde garantiu que a gestão do prefeito Custódio Mattos detém o recorde de realizações, qualquer que seja o antecessor a que seja comparado nesse particular.
Candidata à prefeitura, convidada a participar, a professora Margarida Salomão preferiu esteve no local, mas preferiu não participar. Outro petista, o vereador Wanderson Castelar, que tem reduto na região, ouvia a exposição, mas não interferiu.


Olho no cofre

O Sistema de Administração Financeira do Estados terá, a partir de hoje, todos os seus dados à disposição da Justiça Eleitoral, já liberadas as senhas de acesso. O objetivo dessa exigência é permitir quo o TRE conheça prazos e critérios dos convênios celebrados com as prefeituras durante a campanha eleitoral do ano passado, e ver se ocorreram irregularidades.
O Tribunal dá curso a uma ação de investigação pedida pelo ex-ministro Hélio Costa, que disputou o governo de Minas e se sentiu prejudicado por favorecimento ao candidato governista.


(( publicado também na edição desta segunda-feira do TER NOTICIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário