terça-feira, 23 de agosto de 2011

Duas correntes


Os dirigentes do PMDB já sabem que em Juiz de Fora o partido fica dividido em duas correntes, quando está em pauta a sucessão do prefeito Custódio Mattos. Uma delas considera aconselhável acompanhar a orientação estadual, lançando-se candidato próprio. Outra corrente opta por uma composição, de forma que um peemedebista seja indicado vice na chapa do PT ou do PSB. São alternativas que ainda comportam longos debates.


Blindados

Os noventa anos dos blindados no Exército brasileiro, “um longo e árduo aprendizado”, são o tema da palestra mensal promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico, quinta-feira, às 19h30m. Quem fala é um estudioso da matéria, Expedito Stefani Bastos. As reuniões do Instituto são realizadas em sua sede, no 4º andar do edifício Credireal.


Monarquia 1

Está sendo retomada a campanha destinada a abrir novo debate sobre a volta da monarquia. Com esse objetivo, o príncipe Bertrand Orleans e Bragança, da Casa Imperial do Brasil, acaba de visitar Pouso Alegre e Belo Horizonte.

Monarquia 2

No dia 6 de outubro, para participar de um encontro no Marcelu's, virá a Juiz de Fora dom João Orleans e Bragança, outro membro da Casa Imperial. Vem para prestigiar campanha feminina do Lions destinada a promover atenções a crianças autistas e portadoras da Síndrome de Down. Haverá um almoço de adesão, com renda revertida para a campanha.


Plebiscito

O Supremo Tribunal Federal deve decidir, hoje à tarde, quem poderá votar em dezembro sobre a criação de novos estados, com o desmembramento de áreas que hoje pertencem aos imensos Amazonas e Pará, discussão que se arrasta há mais de dez anos. A ideia da redivisão é importante para facilitar a administração dos estados, ao mesmo tempo em que permite manter sob vigilância uma região alvo de cobiça internacional.
O que se revela discutível é o colégio eleitoral a ser definido pelo STF, onde a tendência é serem convocados apenas os habitantes das regiões afetadas, excluído o direito dos demais brasileiros. O jurista Dalmo Dallari protesta, com razão. Temos todos os direitos, como parte de uma mesma Federação. Também devíamos votar.

(( publicado também na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário