quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Jânio sem mistério

Ontem se falou muito sobre os 50 anos da renúncia de Jânio Quadros, atitude que levaria o Brasil a uma sucessão de desassossegos. Meio século depois, a História já pôde remover algumas dúvidas em relação àquele gesto:

1 – Ao contrário do que se pensava, sua decisão, oito dias antes, de condecorar Che Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul não significou adesão ao regime de Fidel Castro, com quem realmente Jânio não simpatizava. O que pretendeu foi abrir diálogo com Cuba para salvar opositores e liberdade para a Igreja Católica na Ilha.

2 - O que se chamou de “as forças ocultas”, que teriam inviabilizado seu governo, eram, na verdade, pretexto para obter autorização do Congresso e governar com autonomia, tipo Mendes-France na França ou Gamal Nasser no Egito, a quem admirava. Perto de morrer, ele confessou a um neto que esse foi realmente seu objetivo.

3 – A intenção secreta da carta-renúncia do dia 25 era ser recusada pelo Congresso, que, consequentemente daria grandes poderes ao presidente para governar. Ele não contava com a esperteza do opositor José Maria Alkmin, ao recomendar que a renúncia não fosse objeto de discussão, por se tratar de um ato unilateral. Ela foi aceita sem que houvesse tempo para os panos quentes.


Outros tempos

Houve épocas, distantes e recentes, em que qualquer lista que indicasse os melhores deputados não ficava sem uma meia dúzia de mineiros. Em muitos casos ponderou a oratória; em outros, a competência em plenário e nas comissões técnicas. Neste ano Minas ficou fora da lista que é elaborada por assessores parlamentares e jornalistas. Luíza Erundina e Romário foram os campeões.


Patrimônio


O estado está concluindo o levantamento das condições em que se encontram os imóveis que compõem seu patrimônio em Juiz de Fora. Ao todo são 95. Conhecido o relatório final, estará aberta uma excelente oportunidade para que o governo promova restaurações, onde elas se tornarem necessárias. Exemplo é a sede da Delegacia Regional da Educação, um dos belos imóveis do conjunto arquitetônico do bairro Mariano Procópio.

Fracassou

A comissão especial do Senado que debateu a reforma política e ofereceu sugestões, fracassou em sua tentativa de ver aprovado o financiamento público como forma exclusiva de cobertura dos gastos de campanha eleitoral. A Comissão de Constituição e Justiça examinou a proposta e, sem maiores explicações, determinou que fosse arquivada.
Os ventos continuam desfavoráveis para a reforma política, a mais reclamada e menos votada.


Novo começo

O PSL – Partido Social Liberal começa a se movimentar com vistas a 2112, primeiramente para cuidar da chapa de vereadores, depois a possibilidade de ter candidato próprio à prefeitura. Vai promover reunião no dia 13, às 19h, no Restaurante Colher Mineira. Comenta-se que é nessa reunião que vai ressurgir o ex-prefeito alberto bejani, que tem preferido não circular.


Encontro tucano

O PSDB tem, amanhã, reunião em 45 cidades do porte médio. Em Juiz de Fora, será às 10h, na Câmara, quando se abre uma discussão sobre o ano eleitoral, com a novidade de que o partido vem procurando atrair forças sindicais. Prefeitos, vereadores e membros de diretórios municipais da região foram convidados. Quem comanda a pauta da reunião é o presidente estadual dos tucanos, deputado Marcus Pestana.



((publicado também na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário