quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Detalhe fundamental

Em meio a uma discussão cada vez mais apaixonada sobre o destino dos royalties do pré-sal, uma observação pertinente do senador Cristovam Buarque: discute-se muito sobre qual ou quais os estados que ficarão com o dinheiro, mas ninguém fala sobre como gastar esse dinheiro. Há um olhar desatento sobre a questão. Se, por exemplo, Rio e Espírito Santo detivessem o controle, isso até seria aceitável, se tudo fosse investido em educação, segundo o senador.


Mais mulheres

Terminou, ontem, em Brasília, o encontro nacional de mulheres do PSDB, com a recomendação ao partido no sentido de que se trabalhe nas eleições de 2012 para que a representação feminina cresça, pelo menos 10%. Não só o PSDB, mas todos os partidos são acusados de privilegiar os homens nas disputas eleitorais.
Em Juiz de Fora, os tucanos ainda não disseram o que vão fazer por elas, a não ser cumprir a lei, mandando que lhes sejam reservados 30% das vagas na chapa de vereadores. Nessa chapa, aliás, vem a secretária Sueli Reis, considerada presença certa.


Ataque virtual

Em Belo Horizonte, admite-se que está em Juiz de Fora a origem da campanha de ataques ao senador Aécio Neves, o que é feito através de sites. Parece ser obra apenas de adversários do projeto do senador mineiro de disputar a presidência da República em 2014, porque contra ele não se faz qualquer acusação consistente.


Feriados limitados

Com a crise econômica apertando para os lados de Portugal, o governo, ainda que sob o protesto de alguns setores, está partindo para a redução dos feriados, como forma de não se agredir tanto a normalidade produtiva. Diferentemente do Brasil, onde já se institucionalizaram os feriadões: os dias consagrados atraem os vizinhos próximos, como segunda e sexta-feiras, os mais enforcados”.
No caso português, eliminam-se os dias da Confirmação da República, em 5 de outubro, e a Restauração da Liberdade, em 1º de dezembro. Com a Igreja acertou-se que ficam para o domingo imediatamente seguinte a Assunção de Nossa Senhora, em 15 de agosto, e a festa de Corpo de Deus 60 dias depois da Páscoa.


Respeito é bom

Os partidos que constituem a base parlamentar não podem descuidar do mínimo de respeito que devem à presidente da República, por mais que seja visível o seu poder de pressão. Ainda agora, os dirigentes nacionais do PDT comunicam, acintosamente, que estão avaliando a conveniência de o ministro Carlos Lupi permanecer no cargo, a despeito de muitas denúncias de corrupção. A tarefa de decidir se ele é ou não conveniente para comandar o Ministério do Trabalho e da presidente. No mínimo, os dirigentes pedetistas pecam por tentar passar o carro à frente dos bois.

____________________________________________________________________________________

Quando vai chegando a hora de formar o novo Ministério é preciso atentar para a observação do conselheiro Honório Hermeto, marquês do Paraná, quando, em 1853, formou o Gabinete com saquaremas e luzias:
“A ambição do poder é a mesma razão que divide e une os homens”.



(( publicado também na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário