terça-feira, 22 de novembro de 2011

Último esforço

Dois ou três ministros do Supremo Tribunal Federal esforçam-se para que a Lei da Ficha Limpa tenha passe livre nas eleições de prefeito e vereadores. Não mais que isso. Difícil esse empenho resultar em proveito, porque a maioria fraqueja e alimenta dúvidas sobre algumas questões, embora já bem esclarecidas. Num país onde corruptos pontificam e querem continuar pontificando, são muitos os interesses a alimentar a procrastinação de matéria de tamanha importância.



Disposição

O deputado Júlio Delgado, que recentemente promoveu reunião com novos filiados do PSB, possíveis candidatos a vereador, procura remover qualquer dúvida quanto à sua disposição de disputar a prefeitura em 2012. Disse aos seus correligionários que só não será candidato se Deus o chamar antes.


Corporativismo

Seis meses antes de os partidos terem fechadas suas chapas de candidatos a vereador, já é possível perceber um forte conteúdo corporativista. São classes, entidades e bairros que vão se empenhar em ocupar uma cadeira no Legislativo municipal. Se, por um lado, isso é bom, pois revela interesse na participação, é também um risco: a Câmara corre o risco de se transformar em clube de representantes setoriais. E a cidade precisa ser vista como um todo.


Romário

Amanhã, pela primeira vez na cidade sem falar de futebol, chega o deputado Romário, que os jornalistas que cobrem as atividades do Congresso elegem como um dos mais ativos. Ele vem para discutir, na ALAE, políticas de promoção de crianças que dependem de cuidados especiais. Mas seu partido, o PSB, quer aproveitar a visita para se reunir com ele e tratar de política.


Expectativa 1

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, tem dito, e voltou a dizer, que o partido espera que o secretário de estado da Saúde, Antônio Jorge Marques, dispute a prefeitura de Juiz de Fora em 2012. O secretário já anunciou que, de imediato, isso não faz parte de seus planos. E, ainda que fizesse, essa candidatura teria de obter a bênção do governador Anastasia, que ainda prefere a reeleição de Custódio Mattos.


Expectativa 2

Dado que pode ser útil ao PT na eleição dos prefeitos mineiros, no próximo ano, é a possível antecipação do anúncio da candidatura do ministro Fernando Pimentel ao governo de Minas. Quase senador em 2010 e logo depois integrando a equipe da presidente Dilma, ele deu dois passos à frente para viabilizar o projeto. Em 2014 o ministro teria condições de unir o partido, o que hoje parece não ser tarefa das mais fáceis.



A libertação dos envolvidos nas fraudes de licitação, presos durante apenas algumas horas no Ceresp, vem confirmar que e Juiz de Fora é mais fácil sair da cadeia do que entrar nela.



(( publicado também na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário