quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Não agora

É conhecida a ansiedade do ex-presidente Lula por retornar plenamente às atividades políticas, o que os médicos que o assistem não querem impedir, mas consideram a necessidade de aguardar as próximas etapas do tratamento do câncer, que podem agredir um pouco mais sua capacidade física. Ele já tem manifestado interesse em retomar os contatos políticos, que, na verdade, não chegou a interromper, pois a todo momento recebe visitantes, e os assuntos sempre desaguam na eleição do próximo ano.

Quem fica

A poucas semanas do início de consultas para a reforma ministerial, já se conhecem algumas apostas em Brasília. Mais em relação a quem não sai, como o ministro da Defesa, Celso Amorim.

Em destaque
Na festa que promoveu, na noite de quarta-feira, para homenagear personalidades e empresas que foram destaque em 2011, o colunista Eduardo Gomes, do “Diário Regional”, destinou o troféu de personalidade política ao vereador José Sóter Figueirôa, pelo conjunto do trabalho realizado na Câmara.

Dupla lição
Há uma ideia junto a influentes ministros do Tribunal Superior Eleitoral para que na campanha do próximo ano a preocupação não se concentre apenas na orientação aos eleitores, mas também nos candidatos. Ideal é que a proposta seja aceita, porque há muitos candidatos que se mostram mais desinformados que as pessoas a quem pedem voto.
Essa carência se torna ainda mais acentuada quando se sabe que em 2012 vão disputar candidatos a vereador e prefeito. Em pequenos municípios o problema é ainda maior.

Jogo duro
A resistência do ministro Carlos Lupi em deixar o cargo, alvo de incontáveis denúncias de irregularidades, é algo que não se pode avaliar com exatidão. Mas é certo que ele não saiu da corda bamba, e todos os seus atos passam pelo crivo do Palácio. Desprestigiado e sob policiamento, ainda assim ele pode reeditar uma ameaça: não apoiar Dilma na reeleição.

Jornal gratuito
A presença de jornais gratuitos não diminui a circulação dos diários comerciais; pelo contrário, estimula a compra desse tipo de veículo de comunicação. A avaliação é de Antônio Stilwell Zilhão, fundador e conselheiro do Destak, que é distribuído em Portugal e em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Campinas.
Especificamente no Brasil, o empresário diz que os leitores do Destak e de outros impressos gratuitos, como Metro e Metrô News, são pessoas que estão começando a ter o hábito de ler jornais e que é estimulado pelo fato de receber o exemplar ao atravessar uma rua, por exemplo. Ele avalia que, em consequência do primeiro contato com o jornalismo em papel, a venda dos grandes diários do País tende a aumentar, por atingir um novo público.


(( publicado também na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário