terça-feira, 15 de novembro de 2011

Na intimidade da campanha

Nesta semana o Ministério Público e os agentes federais aprofundam as investigações em torno das atividades do Instituto Cidade, que tem tudo a ver com o programa Segundo Tempo do Ministério dos Esportes; e que tem tudo a ver com o PCdoB; que, por sua vez, promoveu uma campanha eleitoral de grandes gastos em Juiz de Fora. Nesse entrelaço, quem pode ganhar informações importantes é o Tribunal Regional Eleitoral e são os políticos, que até agora não haviam compreendido como os comunistas (sic) da cidade tiveram tanto dinheiro para gastar na campanha do ano passado, centrada na candidatura a deputado federal de Wadson Ribeiro, um dos principais assessores do ex-ministro Orlando Silva.
Dessa combinação de interesses resultou que o PCdoB teve a melhor central de campanha, ocupando um galpão que se estendia da Avenida Rio Branco à Rua Mariano Procópio. Detalhes interessantes da campanha em Juiz de Fora estão nas gavetas do deputado João Leite, que pediu as investigações.


Preconceito

O deputado Marcus Pestana, presidente do PSDB, saiu em defesa do SUS, num momento em que o Sistema é bombardeado, até porque o ex-presidente Lula foi tratar do seu câncer em hospital onde pobre não entra. Sem ver muitas diferenças entre o atendimento que se dá ao paciente que paga tratamento particular e ao assistido pelo SUS, Pestana lembra os sete anos que passou à frente da Secretaria de Saúde e diz desejar organizar excursões de “céticos, preconceituosos e mal-informados” para uma visita aos hospitais que ele aponta como referência em Minas, entre os quais dois de Juiz de Fora: o Instituto Oncológico e a Asconcer.


Ao debate

Com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral de não aceitar o registro do Partido dos Servidores Públicos, o que evitou que chegassem a 30 as siglas em disputa no ano eleitoral, espera-se o ressurgimento do debate em torno da conveniência do pluripartidarismo. É uma velha discussão que divide opiniões irremovíveis, porque tanto o excesso como a escassez de partidos têm prós e contras muito bem pesados.


Fazer política


O PCdoB atribuiu tarefas políticas em Minas a Wadson Ribeiro, seu candidato a deputado federal em Juiz de Fora, e que acaba de ser afastado da Secretaria Nacional de Esportes, acusado de participar de irregularidades e se beneficiar delas. O partido não especificou quais serão essas novas atribuições.
A cadeira de Wadson é agora ocupada pelo vice-almirante Afonso Barbosa.


Uma chance

Promovendo ou não a reforma geral em seu primeiro escalão, a presidente Dilma vai precisar de um novo ministro para a Educação, pois Fernando Haddad estará desincompatibilizado para disputar a prefeitura de S.Paulo. Sua candidatura já está definida pelo governo.
Entre os nomes cogitados para substituí-lo, uma chance para a Zona da Mata: o atual secretário nacional de Ensino Superior, Luiz Cláudio Costa, que já foi reitor da Universidade Federal de Viçosa.



Andam os brasileiros tão desconfiados de sua República, antiga de 122 anos, que seu dia passou ontem sem que lhe fosse prestada uma única homenagem. Ela cresceu e envelheceu sob o estigma do golpe de estado, que ocupa metade de sua história. Aliás, os tempos republicanos já começaram com o golpe de Deodoro e, em seguida, o golpe dentro do golpe, obra de Floriano.


(( publicado também na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário