quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Por extensão

A prioridade que lhe é exigida para cuidar do câncer não consegue abater no ex-presidente Lula o interesse pela campanha eleitoral do próximo ano. Noticiava-se, ontem, sua preocupação com os rumos do PT em Belo Horizonte, onde a metade do partido não quer saber de aliança com o PSB e a reeleição do prefeito Márcio Lacerda. Lula deseja a aliança na capital, mas ainda não disse se teria o mesmo interesse em relação a outras cidades de Minas. Por exemplo: o que pensaria de uma aliança desse tipo em Juiz de Fora ?


Agarrar o PDT

No momento em que o ministro Carlos Lupi despencar, o governo terá de trabalhar em um projeto para manter o PDT em sua base parlamentar, apesar das muitas manifestações do partido de que não deixará o ministro indefeso. Não há razões para temer, porque o PDT não abriria mãos de suas posições na máquina governamental, ainda que prestigie Lupi até o último momento, mas sem cometer suicídio.
Como diz antigo ditado: defunto a gente leva até à beira da cova. Não entra nela.


Faltou dizer

Numa entrevista pela televisão, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, insistiu na necessidade de se pôr fim ao que chamou de “onda denuncismo”, sendo ele sua mais recente vítima. O ministro devia ter se referido também à “onda de corrupção”. Por que não?


E os outros?

O TSE não incorreu em equívoco ao indeferir o pedido de registro do Partido dos Servidores Públicos e dos Trabalhadores da Iniciativa Privada do Brasil. Realmente os organizadores não conseguiram arregimentar o número suficiente de assinaturas. Mas não foi o único caso. É sabido que alguns outros, antecedentes, também descumpriram e estão registrados. A enganação não é difícil de ocorrer. Quem vai se dar ao trabalho de conferir 490 mil assinaturas?
No caso presente, outro problema é a falta de identidade: partido que quer ser dos servidores públicos e dos trabalhadores da iniciativa privada, quer ser de todos, acaba sendo de nenhum.


Suspeitas

As suspeitas contra ministros e a queda de vários deles vêm ajudando a presidente Dilma a desobstruir os caminhos para a reforma do primeiro escalão. Pode ser que ela já chegue a janeiro com vagas nas principais Pastas.
As últimas bolas da vez foram os ministros dos Esportes e do Trabalho. Sob a mira estão agora os titulares de Comunicações e Cidades.


Concentrações

O PSDB e o PMDB são os dois partidos que estudam a realização de concentrações regionais em Juiz de Fora ainda neste mês. É um ensaio junto às bases em preparação para o ano eleitoral.


(( publicado também na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário