quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PPS avalia

O comando do PPS mineiro tem reunião hoje, em Belo Horizonte, para avaliar seus primeiros meses de atuação política no estado e o que vem pensando sobre seu papel no processo eleitoral do próximo ano. O presidente da executiva nacional, Roberto Freire, vai estar presente, e deve deixar como recado aos mineiros a necessidade de uma atuação mais vigorosa contra o governo Dilma.
O PPS está alinhado com o governo Anastasia, e um de seus secretários, Antônio Jorge, da Saúde, é o presidente em Juiz de Fora.
Um ponto a ser tratado na reunião de hoje são as novas filiações. Uma delas é do ex-deputado José Fernando Oliveira, que no ano passado, ainda no PV, disputou o governo do estado.


Bom conselho

A dois novatos pré-candidatos a vereador um amigo comum, veterano observador da política municipal falava sobre as condições básicas e mínimas para quem pretende disputar: ter dinheiro, não menos de R$250 mil para gastar, disposição para subir os morros e muitos amigos para ajudar no dia da eleição, porque é em cima da hora que muitos ganham os votos indecisos.


Nem tanto

Ao menos em duas ou três oportunidades, a presidente Dilma manifestou disposição de não interferir na campanha de 2012, a começar por S.Paulo. Pois é exatamente ali que ela acaba de agir de forma a demover a senadora Martha Suplicy de disputar a prefeitura, cedendo a vez para o ministro Haddad. Foi uma intensa articulação, da qual também participou o presidente Lula.


Desmobilização

Já se percebeu que neste fim de ano não haverá mais condições para mobilizar manifestantes contra a onda de corrupção que varre o País de Norte a Sul. O clima de festa e de expectativas não permite a adesão de multidões, como se pretende. Fica para o próximo ano, mas tem de ser no primeiro trimestre, porque depois o pessoal estará cuidando de convenções e eleições.


Os otimistas


Da mesma forma como os pessimistas veem obstáculos em tudo e nada vale a pena, os otimistas pecam por ter a visão obnubilada. Facilmente recusam a realidade. Parece que estão nesse caso os partidos políticos que vão disputar em Juiz de Fora. Todos anunciam projeto de conquistar três cadeiras de vereador. É uma ofensa à aritmética. Se cada um elegesse três vereadores a Câmara teria de montar umas sessenta cadeiras...

___
(( publicado também na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário