quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pouco a pouco

Há quem não atribua má vontade à presidente Dilma diante da sempre adiada reforma política. Com um toque de ironia, o que se diz é que, na prática, ela já vem operando a reforma: renovando o primeiro escalão, com a retirada dos ministros indesejáveis. Além disso, ela se preocupa com a reforma ministerial, que terá de acontecer nas primeiras semanas do novo ano, porque vários de seus auxiliares terão de estar desincompatibilizados, para serem candidatos. Uma terceira inovação, ainda que modesta, é que a partir de agora, para ocupar qualquer cargo, o titular é submetido à Lei da Ficha Limpa. Nada com a importância que se espera de uma reforma, mas pode revelar boas intenções.


Enxugando

Quando se fala em mudanças no primeiro escalão do governo federal, o que pode acontecer na segunda quinzena de janeiro, vem à toa a possibilidade de a presidente aproveitar a ocasião para reduzir o número de ministérios. É do consenso que uns cinco podem ser extintos e não farão falta. Enxugamento oportuno.



Avaliação

Os maiores partidos, entre eles o PSDB e o PMDB, vão promover, a partir de agora, avaliações periódicas sobre seus prováveis candidatos a prefeito em 2012, não apenas em relação à capacidade de cada um, mas também suas reais chances na disputa com os principais adversários, estes também objeto de avaliação.
Quando se fala nas principais prefeituras, os dois partidos acham, como sempre acharam, que vão disputar o maior número delas.




Prêmio Nobel

Peter Brian Medawar foi o único brasileiro a receber o Prêmio Nobel, o que ocorreu em 1960, na categoria Fisiologia/Medicina. Apesar de sua importância, o País o desconhece completamente. A vida e a obra desse brasileiro ilustre será o tema da palestra de hoje, às 19h30m, da escritora Daura Rocha, no Instituto Histórico e Geográfico, que funciona no edifício do Museu Credireal.


Medalha

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas, desembargador Cláudio Renato dos Santos Costa estará amanhã em Juiz de Fora. Ele vai receber a Medalha Desembargador Hélio Costa, instituída pela Justiça. Quem preside a solenidade é o diretor do Foro da Comarca, juiz Edir Guerson de Medeiros. Será no salão do Tribunal do Júri, às 15h.


Pacificação

Amanhã, às 14h30m, a 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, que coordena as operações da Força de Pacificação "Arcanjo V", no complexo do Alemão e no Morro da Penha, no Rio, vai promover uma reunião com os jornalistas que participarão da cobertura da ocupação na base da força nos dias 30 próximo e 1º de dezembro. O encontro será coordenado pelo coronel Malbatan Leal, oficial de comunicação social da força de ocupação.

(( publicado também na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário