terça-feira, 7 de junho de 2011

Em disputa

O PP e PPS são partidos que já manifestaram interesse em ter a filiação do empresário Cláudio Horta, um nome que poderia vir a ser cogitado para disputa a prefeitura. Pode haver outras pequenas legendas com o mesmo interesse. Quanto aos pepistas, há uma ala que não pretende se manter na aliança com o prefeito Custódio Mattos, e poderia emigrar. Mas nada além de especulações.


Impressão

Da palestra e do debate que se travou, na Câmara, com o jurista Dalmo Dallari, ficou a impressão de que à falta de interesse do Congresso e ao descaso da sociedade deve-se a fatia maior das dificuldades para a reforma política ir adiante. Não há como vencer tais obstáculos.


Insinuação

A escolha de um candidato a vice-prefeito resulta, invariavelmente, das composições que levam à escolha do nome de quem vai disputar a prefeitura. Fica como consequência, desdobramento das alianças, muitas vezes até a revelia de quem lidera a chapa. De maneira que têm pouco valor as insinuações dos que sonham em figurar como vice, porque isso depende menos deles e mais das circunstâncias.

Falta proteger

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural informou que, desde outubro de 2000, faz parte dos bens tombados do município o marco do início das obras da União e Indústria, com a inscrição U.I 1856, que se encontra no cemitério da Glória. O tombamento se fez paralelamente à mesma providência tomada em relação à igreja, quando era prefeito em exercício João César Novais.
Passados quase onze anos, a preocupação já não é mais tombar, mas conservar, pois o marco fica exposto ao tempo, sem qualquer tipo de proteção.

Preliminar

Os partidos gostariam de não experimentar, em 2012, um problema que vêm enfrentandonos últimos tempos: preencher as vagas destinadas às mulheres na eleição para vereador. Essas vagas, por força de lei, correspondem a 30% das chapas. O problema é que elas não manifestam suficiente interesse.
Para tentar vencer o desinteresse, alguns pensam em promover bem antes (o que significa janeiro ou fevereiro) uma campanha destinada a sensibilizá-las. Mas já devem saber que não será fácil.


Não menos

E sobre o volume do colégio eleitoral que Juiz de Fora terá em outubro de 2012? Ainda de acordo com previsão de alguns partidos, chegaremos a 400 mil aptos a exercer o direito do voto. Se for assim, mais um argumento para os que consideram defasados os números da população dados recentemente pelo IBGE.


Novo modelo

A presidente Dilma fez um telefonema para Lula, com quem desejou colher conselhos sobre a atitude do governo frente ao ministro Antônio Palocci, alvo de graves suspeitas, que ontem à noite já não estava mais no cargo. Não foi a primeira vez que os dois falaram sobre esse e outros assuntos.
Com dois mandando e decidindo, começamos a viver uma situação singular no Brasil: nem parlamentarismo nem presidencialismo, mas bipresidencialismo.

(( publicado também na edição do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário