quarta-feira, 1 de junho de 2011

Velhos preconceitos

Vale uma reflexão sobre o que foi dito por Custódio Mattos na inauguração da Avenida Mello Reis, quando confessou que ao começar na vida pública, quase meio século passado, cedendo às paixões políticas do momento agiu preconceituosamente em relação ao ex-prefeito homenageado. Vivia-se uma época em que muitas pessoas eram julgadas não pelo que faziam e pensavam, mas pelo que determinavam os estereótipos e os radicalismos. Passou. Hoje, Custódio inclui-se entre os maiores admiradores de Mello e teve a seu favor a coragem de se rever.
Esse mesmo sentimento que o prefeito superou ainda não morreu em muitos políticos dos gabinetes e do Calçadão, onde se confundem nos conceitos e preceitos, para acabar se remoendo em preconceitos. Sobreviventes do atraso, pecam na ignorância de achar que o pensamento tem de ser refém e vassalo da esquerda ou da direita, sem chance para as ideias serem livres e indisciplinadas. Esses, que ainda rondam por aí, preferem não ser contemporâneos de um pensador recém-falecido, Norberto Bobbio, para quem já passou o tempo em que se permitia colocar esquerda e direita sob forma de antítese. Quem não era da esquerda era da direita, e vice-versa. Não dá mais.


Naturalmente

Ainda não se conhece prefeito que, estando em primeiro mandato, não se sinta disposto a tentar o segundo, em outubro de 2012. Pelo contrário, todos os que são ouvidos confirmam logo a disposição. Em Belo Horizonte, Márcio Lacerda acha que buscar mais um mandato é “absolutamente natural”. No caso dele, a diferença em relação a 2008 é que pode não contar mais com o patrocínio do PSDB.


PP insinua

O PP vem insinuando o nome do empresário Cláudio Horta para disputar a prefeitura, o que o partido já pretendeu há três anos. Ele ainda não se pronunciou , mas, na solenidade de inauguração da Avenida Mello Reis, um dos dirigente apresentava Horta como “nosso futuro prefeito”.


Primeiro voo

Como este jornal anunciou ontem, o governador Antônio Anastasia vem à cidade no dia 8 de julho, para participar de inaugurações e anunciar novas obras. Não está fora de possibilidade a viagem, por via aérea, incluir a descida inauguratória do aeroporto de Goianá.


Mão de obra

Quem estuda os mapas de expectativas para o setor produtivo do município vai entender que, a partir do próximo mês, a indústria de Juiz de Fora exigirá qualificação profissional, principalmente nos setores de metalurgia e siderurgia. Diante disto, foi bom saber que a Secretaria de Trabalho vai acertar o Ministério do Trabalho a ampliação dos cursos de profissionalização nos principais centros industriais de Minas, a começar por aqui.

Rodízio
Em 2015 o ex-deputado Sebastião Helvécio será presidente do Tribunal de Contas do Estado, onde hoje é corregedor. O critério no TC é de progressão e rodízio: da próxima vez ele será vice-presidente e depois presidente.


(( publicado também na edição de hoje do TER NOTÍCIAS))

Nenhum comentário:

Postar um comentário