quinta-feira, 30 de junho de 2011

Suplência na berlinda

Ontem, o deputado petista Domingos Dutra protestou, em Brasília, contra a demora do Congresso em corrigir a distorção causada pela suplência de senador, uma figura sem sentido de ser. A discussão é bem antiga, mas faz 15 anos que surgiu no Congresso o primeiro projeto que pretendeu, e ainda pretende, extinguir o senador suplente, figura perfeitamente dispensável em se tratando de eleição majoritária. Em rigor, na substituição ou sucessão do titular, quem deve ser convocado é o segundo na escala dos mais votados.
Como o critério contempla a suplência, dá-se que, na maioria das vezes, o suplente é um desconhecido que ascende ao Senado sem ser dono de votos. Nesses últimos anos, 40 deles exerceram o cargo, alguns em caráter definitivo.


Combatentes

O Instituto Histórico e Geográfico, que tem sede no Credireal, encerra hoje as atividades do semestre. O presidente Vitor Valverde programou para as 19h30m uma palestra sobre a campanha da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial. Quem fala é o presidente da Associação Nacional dos Combatentes, Antônio de Pádua Inham.

Prestígio

O Tupi mostrou que anda alto seu prestígio junto aos vereadores. Na solenidade em que o clube apresentou seu novo patrocinador na série D do campeonato nacional cinco deles estavam presentes, ao mesmo tempo em que a Câmara realizava uma importante audiência sobre a Guarda Municipal.


Bem avisado

Sobre nota da coluna de ontem, onde se comentou o risco de candidaturas lançadas antes da hora, que se queimam, dois veteranos do PMDB comentavam que a advertência, mesmo não tendo sido direcionada a endereço certo, serve bem para o seu partido. A explicação é a seguinte: qualquer que seja o candidato peemedebista, ou de outro partido que tenha seu apoio, será um veterano. Os veteranos sempre são os mais prejudicados quando lançados fora de hora.


Expectativa

A equipe médica que assiste o senador Itamar Franco, em S.Paulo, aguardava, ontem, os resultados das primeiras setenta e duas horas de combate à infecção pulmonar que o atingiu durante o tratamento da leucemia. É um período crítico, porque a infecção leva certa vantagem sobre um organismo já debilitado pela agressão da quimioterapia.


Drogas

O Fórum Permanente de Defesa dos Direitos Humanos de Juiz de Fora, que está comemorando o terceiro aniversário de sua fundação, encerra hoje uma semana de promoções, iniciadas no domingo, escolhido pela Organização das Nações Unidas como Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura e também Dia Internacional de Enfrentamento ao Uso Abusivo e ao Tráfico Ilícito de Drogas.
Hoje, fechando a programação, de 18h às 22h, no Auditório do Banco do Brasil, Halfeld, 770, é realizado o I Seminário " Políticas Integradas sobre Drogas", com entrada franqueada a todos os interessados.

__

É tarefa difícil manter um bom número de deputados e senadores em Brasília, a bela e solitária cidade onde eles desejam ficar de terça a quinta-feira; ou dia nenhum, quando acontece um abençoado feriado em meio de semana. É preciso que os presidentes das duas casas abram uma campanha junto aos parlamentares para mostrar que Brasília existe. Aliás, há bastante tempo. Pelo menos no papel, pois estamos comemorando os 120 anos da Constituição de 1891, que reza no artigo 3º: “Fica pertencendo à União, no Planalto Central da República, área de 14.400 quilômetros quadrados para a construção da futura capital”.


(( publicado também na edição de hoje do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário