segunda-feira, 27 de junho de 2011

Enfim, o aeroporto

É uma data que, ainda que ninguém soubesse dela, sempre foi ansiosamente aguardada: 4 de agosto, dia em que o aeroporto regional da Zona da Mata começa definitivamente a operar, com a empresa Azul realizando o primeiro voo de passageiros e transporte de cargas entre Goianá e Campinas, sendo que a cidade paulista servirá de referência para interligação com outros aeroportos. Os voos terão horários divulgados nos próximos dias. Com destino a São Paulo às 6h30m e retorno às 21h, haverá tempo suficiente para que os usuários possam tratar de seus negócios.
Ainda não se falou em inauguração oficial, o que certamente ficará na dependência da agenda de Anastasia e da recuperação do senador Itamar Franco, em cuja gestão, como governador, foram iniciadas as obras.


Quanto menor, melhor

Muitos não entendem por que os pequenos partidos vão se revelando mais ágeis que os grandes, mais interessados em discutir as listas de candidatos a vereador. Por quê? Eis o porquê: os menores sabem, desde agora, que poderão eleger vereadores sem grande quantidade de votos, atrelados a um cociente eleitoral mais generoso, e, pelo menos na fase inicial, não são tão dependentes dos deputados. Candidato a vereador em grande partido, sem lastro político ou sem muito dinheiro, entra na arena já condenado a ser engolido pelos leões...


O desafio
dos hackers


Numa hora em que setores de segurança do governo sentem-se animados a prorrogar o segredo de documentos sobre a ditadura de 64, temerosos de que a publicação ofenda as Forças Armadas, uma rapaziada entendida nos labirintos da internet mostra que a tecnologia pode comprometer esse zelo. São os hackers, que desde a semana passada vêm tirando o sono dos guardiães dos segredos oficiais, depois de terem invadido a intimidade de órgãos da União e prefeituras.
No bojo das justificadas preocupações, pede-se que sejam tomadas providências, ainda que não se saiba exatamente por onde começar. As preocupações deviam se tornar mais amplas se pensarmos que em breve estaremos no ano eleitoral. Estariam os hackers dispostos a desmoralizar a soberana garantia dos técnicos do TSE, que insistem na inviolabilidade de nossas urnas eletrônicas?



Jardim reincorporado

Ouviu-se do vereador Flávio Cheker que é chegado o momento de o poder público municipal propor à União entrega ao município do jardim estilo imperial, que, sendo parte do conjunto do Museu Mariano Procópio, esteve agregado à sede da Quarta Região, já transferida para Belo Horizonte. Alega o vereador que, na reorganização dos serviços militares, o jardim não é mais relevante para o Exército. Não se pode garantir que tenha sido preservada toda a flora original do solar em que residiu Frederico Lage, mas é certo que ficou boa parte, mais que suficiente para justificar a conservação.
O diretor do Museu, Douglas Fasolato, há meses encontra-se empenhado no mesmo projeto. O Ministério da Defesa não o ignora, mas sobre ele ainda não se pronunciou.


Convenções intocadas

Faltando exato um ano para que os partidos políticos realizem as convenções que indicarão seus candidatos e decidirão sobre coligações e alianças, é certo que o Tribunal Superior Eleitoral não tem planos de alterar substancialmente o modelo, tanto para o próximo ano como para 2014, até porque já não há quem seja capaz de apostar nas listas fechadas para a eleição proporcional, esta talvez capaz de exigir mais dos convencionais.
Ideal é que o TSE, mais uma vez sem esperar iniciativa pertinente às atribuições do Congresso, encontrasse a forma de valorizar a importância dos filiados aos partidos, que são chamados apenas para votar a formação das chapas de candidatos. Mas perderam sua importância nos últimos vinte anos, quando o quórum deixou de ser exigido. Decide-se com qualquer número de convencionais, e os dirigentes partidários nem precisam paparicá-los.



Fórum dos Direitos
Humanos: três anos
ativo em JF


Ontem, o Fórum Permanente de Defesa dos Direitos Humanos comemorou o terceiro aniversário de sua fundação em Juiz de Fora, e, para marcar a data, entidades e pessoas que participam do Fórum organizaram uma programação, que vai se estender até quinta-feira. O 26 de junho foi escolhido pela ONU como Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura e Dia Internacional de Enfrentamento ao Uso Abusivo e ao Tráfico Ilícito de Drogas.
O domingo foi também o Dia Municipal de Enfrentamento à Violência, e, por recomendação do Vicariato da Caridade da Arquidiocese, nas missas foram lembradas pelos católicos as vítimas de tortura contra o uso de drogas.
Hoje, às 17h, na Câmara, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, vereador Flávio Cheker, faz um pronunciamento sobre as vítimas de tortura e das drogas, como também o aniversário do Fórum DH/JF.
Amanhã, às 10h, haverá uma visita ao Centro Socioeducativo de Santa Lúcia, liderada pelo presidente da OAB - 4ª Subseção , Wagner Parrot. O objetivo é apurar denúncias de tortura nesse estabelecimento de internação de adolescentes em conflito com a lei.
Concluindo a programação, na quinta-feira, de 18h às 22h, no auditório do Banco do Brasil, Rua Halfeld, 770, será realizado o I Seminário " Politicas Integradas sobre Drogas".


( publicado também na edição de hoje do TER NOTÍCIAS )

Nenhum comentário:

Postar um comentário