quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sol e chuva

Nem sempre é sincera a preocupação dos políticos em antecipar candidaturas, principalmente quando se trata de eleição majoritária. Sob a capa do entusiasmo e da simpatia, pode se esconder o plano de provocar o desgaste de um nome potencialmente em condições de participar da disputa. Há casos em que a precipitação é de amigos e correligionários honestos, mas sua inocência não deixa de torná-los prejudiciais.
Situações assim não são raras, quando se trata de candidato a prefeito. Ele é lançado ou cogitado com mais de um ano de antecedência, quando se sabe que não há quem possa suportar tanto tempo de exposição ao sol e à chuva, mais inclementes quando vêm da disputa pelo poder.



Reformulação

Entre os partidos mais antigos está o PTN, que passou ileso por crises e sem contestações quanto à sua presença no cenário político em Minas. Volta a ser falada a reorganização do partido em Juiz de Fora, missão que pode ser confiada ao ex-deputado Amílcar Padovani, recordista de sete mandados consecutivos na Assembleia.


De carona


A Copa do Mundo é um evento esportivo e social que vai além das grandes capitais que sediam os jogos. Cidades próximas podem tirar proveito, tomando carona nas promoções agregadas e na prestação de serviços às delegações visitantes. Hoje, às 10h, na Câmara, pessoas e entidades interessadas vão conversar sobre isso. O deputado Bruno Siqueira promete trazer ideias, baseadas
em uma realidade favorável: a proximidade de Juiz de Fora em relação ao Rio e Belo Horizonte, boas rodovias, estrutura de serviços básicos e os aeroportos local e regional.


Aniversário

Internado na CTI do Hospital Albert Einstein, o senador Itamar Franco completou 81 anos, ontem, sem poder receber o cumprimento dos amigos, preocupados com seu estado de saúde. O tratamento para combater a leucemia tem apresentado resultados, mas a infecção pulmonar ainda não cedeu.
Em nome do Congresso, o presidente do Senado, José Sarney, verá Itamar, tão logo ele possa recebe visitas, que estão suspensas.


Disponível

A Casa Marina Silva, criada pelo advogado José Elias Valério, ponto de referência em Juiz de Fora e na região para atividades culturais ligadas à senadora, não pertence ao Partido Verde, embora a ele tenha prestado muitos serviços. Se Marina se desfiliar, como se espera que aconteça logo, o PV não poderá reclamar o imóvel, que é propriedade de Valério.


__

O voto proporcional é o mais fecundo dos arranjos inconfessáveis para ganhar adesões, e sua abolição vem sendo reclamada pelos mais lúcidos estudiosos das questões institucionais, como observa o jurista Saulo Ramos. Além do despropósito, esse voto acaba derrotando muitos entre os mais votados e elege os menos escolhidos nas urnas. Uma inversão que condena às favas o desejo do eleitor.



(( publicado também na edição de hoje do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário