domingo, 2 de setembro de 2012

Aécio vem amanhã

O senador Aécio Neves, principal articulador do PSDB de Minas, chega amanhã a Juiz de Fora para se incorporar à campanha pela reeleição do prefeito Custódio Mattos. Mas no fim de semana ainda não estava definido o programa que ele cumprirá na cidade, que é um dos 50 colégios eleitorais do estado que os tucanos consideram prioritários para a eleição dos novos prefeitos. Custódio já disse e repetiu várias vezes que considera Aécio a mais nova e promissora liderança do País.
Falta conferir
Ainda não se sabe se e quanto os programas dos candidatos a prefeito podem ter influído na posição de cada um deles indicada nas últimas pesquisas. Para alguns, a qualidade dos programas na TV é a última chance de alterações profundas na disputa. Sabe-se que o PSDB e o PMDB estão contratando novas pesquisas para terem noção se os programas dos seus candidatos contribuíram para mudar o rumo das expectativas.
Sem Dilma
É claro que a presença de Lula em Belo Horizonte na última sexta-feira foi uma boa contribuição para a candidatura de Patrus Ananias, que vem se mantendo muitos pontos abaixo de seu principal adversário, Márcio Lacerda. Mas o PT ainda não se satisfez e quer que a presidente Dilma se incorpore à campanha, ideia que ela já havia repelido nas primeiras tentativas.
A consciência
“Mesmo que saia absolvido em um tribunal, porque contratou advogados hábeis em fazer narrativas que encobriram seu crime e convenceram os magistrados, o corrupto não consegue escapar do tribunal interior que o condena. Uma voz o persegue, acusando-o de indigno diante de si mesmo, incapaz de olhar com olhos límpidos para sua esposa e filhos. Uma sombra o acompanha”.
(Teólogo Leonardo Boff)
Jogo duro
Não fossem os interesses isolados e imediatos em relação à eleição dos prefeitos, talvez os observadores políticos dessem mais importância ao fato de que se trava uma disputa surda no PSDB entre os grupos que seguem José Serra e Aécio Neves, que estão colocando à prova seu prestígio em São Paulo e Belo Horizonte. Serra disputando a prefeitura paulistana e Aécio empenhado na eleição de Márcio Lacerda na capital mineira, serão direta e indiretamente julgados pelas urnas como peças importantes na corrida presidencial de 2014.
Calendário
Esta semana tem dois prazos para serem cumpridos, segundo o calendário oficial do Tribunal Regional Eleitoral. Na quinta-feira os candidatos e partidos terão de apresentar à Justiça Eleitoral a segunda prestação de contas parcial de suas despesas na campanha eleitoral. Na sexta-feira, como segundo prazo a ser cumprido, a Justiça faz a entrega dos títulos resultantes de inscrição e transferência.
Francamente
Num encontro com moradores de Linhares, a candidata Ivete Gomes, que disputa a vereança pela coligação PPS-PR, mostrou sinceridade ao afirmar que não é certo nem justo esperar que o vereador faça o que não está entre suas atribuições, que são, basicamente, votar leis, entre as quais a do Orçamento Municipal, e fiscalizar os atos do prefeito. Quanto às necessidades dos bairros, o vereador pede e até exige, mas quem tem de fazer é o prefeito. Ela está certa, mas não é a conduta usual da maioria dos candidatos.
O gênero
Quinze anos atrás foi preciso uma lei que estabelecesse o mínimo de 30% e máximo de 70% para cada gênero nas chapas de candidatos em eleição proporcional, como forma de garantir espaço para a mulher participar na vida político-partidária do País. Havia sido resultado de uma luta encampada pela deputada mineira Maria Elvira. Nos primeiros anos e até mais recentemente os partidos encontravam dificuldade para dar cumprimento à Lei 9504/97, pois esbarravam no desinteresse das próprias mulheres, situação que veio sendo superada aos poucos, e hoje, segundo acaba de informar o Tribunal Superior Eleitoral, as candidatas já representam 32,5% (dez anos atrás elas eram 21%), o que significa 146.059 concorrendo à prefeitura, vice-prefeitura e vereança.
Confiante
“Em Juiz de Fora, nós vamos ganhar no primeiro turno”, afirmou o ex- presidente Lula, no almoço que teve, em Belo Horizonte, no fim de semana com Margarida Salomão e outros candidatos do PT às prefeituras mineiras. Por isso, e por estar tão confiante, disse que poderá vir à cidade para a campanha do primeiro turno, não cogitando a possibilidade de um segundo pleito aqui. (( publicado na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário