domingo, 30 de setembro de 2012

Anastasia esquenta a campanha

Nas conversas que teve com o governador Antônio Anastasia, o prefeito Custódio Mattos se penitenciou, primeiro a bordo de um carro de campanha, depois publicamente, por não ter investido na propaganda de sua administração. Fosse diferente, é certo que sua campanha pela reeleição estaria transitando por caminhos menos difíceis. Não é a primeira vez que ele confessa ter se equivocado por não investir mais na comunicação. No sábado, na quadra da Escola Real Grandeza, prestigiado pela presença do governador, que o considerou padrão de administração pública para o País, Custódio prometeu que vai compensar o vácuo da propaganda que não fez trabalhando sem descanso, até o último minuto, para no domingo chegar ao segundo turno; sem descanso, ele e as forças políticas que o apoiam, porque o grupo percebe que a candidatura cresce; o que precisa é velocidade no crescimento. O deputado Marcus Pestana, presidente estadual do PSDB, lembrou, em apoio a Custódio, que esta não é a primeira campanha difícil para os tucanos. Mas, quanto à eleição deste ano, afirma que é preciso considerar que Custódio foi o prefeito mais sacrificado da história de Juiz de Fora, porque assumiu num momento caótico, com a prefeitura sem recursos e sem credibilidade. E a autoestima da cidade no mais baixo nível, agora retomada, por fatores diversos, entre os quais as 12 novas indústrias que se implantaram aqui. Mais quem realmente se mostrava mais otimista na chegada da última semana de campanha era o governador Anastasia, que se considera, ele e o senador Aécio Neves, “testemunhas privilegiadas da excelente administração de Custódio”, e disse que espera para domingo “a boa notícia da vitória”. O prefeito terminou por dizer que há mais um motivo para esperar êxito no domingo: sua vitória seria a forma de Juiz de Fora manifestar o agradecimento a Anastasia e Aécio.
Força aliada
Disse à coluna o governador Antônio Anastasia, na tarde de sábado, que suas expectativas em relação ao PSDB no domingo são muito positivas na grande maioria do 853 municípios mineiros, mas insistiu em lembrar que onde houver vitória ela não será obra exclusiva dos tucanos, mas dos partidos que estão na base política do seu governo.
Primeira mudança
É sabido que, conhecidos os resultados das eleições de domingo, os partidos começam a tratar da renovação de seus diretórios e comissões municipais, como forma de se ajustarem à nova realidade politica que será criada. Quanto a Minas, certo que o primeiro a promover mudanças, já em novembro, é o PMDB, provavelmente com disputa interna, porque o atual presidente, Antônio Andrade, quer mais um mandato, enquanto no grupo do ex-governador Newton Cardoso, que dispõe de grande prestígio junto aos diretórios do interior, Mauro Lopes e Armando Costa também querem liderar chapa. Nos destinos do partido em Minas a representação de Juiz de Fora sempre teve algum peso. Mantê-lo fica na dependência de como o diretório e seus candidatos vão se sair nas urnas.
Dão-se os anéis
No fim de semana era tido como certo que o PT conseguiu quebrar a resistência da presidente Dilma, levando-a a S.Paulo para dar força à candidatura de Haddad. Ela não queria se envolver presencialmente, mas teria cedido ante o argumento de que os candidatos do partido vão mal em várias cidades. Salvar a prefeitura paulistana seria como considerar o resto como os anéis, sacrificados para que se salvem os dedos...
Peixes grandes
Se as relações entre alguns ministros do Supremo Tribunal Federal já não são das melhores, mais ainda a partir de hoje, quando o processo do mensalão leva a julgamento os maiorais do esquema de compra de apoio dos deputados: José Dirceu, José Genuíno e Delúbio Soares. O ministro Joaquim Barbosa, estrela do espetáculo, sofre de dores lancinantes na coluna, o que facilmente pode comprometer seu humor. Basta uma breve provocação.
Fora de cena
O ex-deputado Roberto Jefferson, dono do bisturi que rasgou o tumor do mensalão, embora também tenha sido condenado pela mesma doença que denunciou, fica fora, durante seis meses, a partir de hoje, da presidência nacional do PTB. Vai cuidar de um outro tumor a que também foi condenado.
Nem tudo é joio
Caberia refletir sobre a advertência da ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, quanto à forma de a sociedade reagir ante os maus costumes que alguns praticam na política. Não pode haver desesperança, diz ela. De fato, não é justo julgar a política e todos os políticos com base no erro dos maus, que felizmente ainda são minoria. (( publicado na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário