terça-feira, 25 de setembro de 2012

O tema preferencial

Quando terminar a campanha eleitoral, conhecidas as condições em que foram eleitos os prefeitos, a assessoria da presidente, se se interessar pelas questões mais frequentemente tratadas pelos eleitores, não terá dificuldade para chegar à conclusão de que a grande preocupação nacional é com a saúde e com suas complicações. Um País sem segurança, caótico na educação e com as metas de desenvolvimento comprometidas, ainda assim prefere que o governo só resolva a crise da saúde. Não apenas o governo federal. O Congresso Nacional, tão logo avalie essa ansiedade, será desafiado a descobrir e indicar como salvar o SUS, acabar com as filas que antecedem a morte nos corredores e enfermarias dos hospitais e mostrar de onde tirar dinheiro, em volume tão necessário, para melhorar as condições dos serviços de saúde que são prestados aos brasileiros. Já no ano passado, na longa discussão que se estabeleceu em torno da Emenda 29, esse desafio estava posto, mas logo repudiado pela oposição, que alegava ser o equacionamento de recursos financeiros problema da alçada do Executivo. O primeiro passo então é vencer o impasse: a descoberta de novas fontes de financiamento dos serviços hospitalares e ambulatoriais, sem que se recorra à solução fácil e pouco criativa de atirar o encargo sobre os ombros já esfolados do contribuinte.
Renovação
A intensa pressão exercida pelos novos candidatos a vereador, e vários deles com razoável qualificação, tem autorizado os apostadores a subir de 50% para 60% a renovação da próxima legislatura. A propaganda realizada pelos novos, bem mais intensa que a dos que buscam a reeleição, também contribui para a previsão.
Granbery
“O Granbery e a educação em Juiz de Fora” é o tema da palestra mensal do Instituto Histórico e Geográfico. Quem fala é o professor e historiador Ernesto Guidice Filho. O Instituto se reúne amanhã, às 19h30m, no quarto andar do edifício Credireal.
Bebidas
Não é em todas as comarcas que os juízes eleitorais expedem instrução sobre a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas no dia da votação. Contudo, não há necessidade de serem reeditadas portarias nesse sentido. No dia 7, até que seja fechada a última urna, não se bebe.
Cavaletes
Que a campanha deste ano sirva de advertência. Na próxima, os candidatos ficam obrigados a descobrir um modelo mais simpático e menos agressivo para levar às ruas os grotescos cavaletes de propaganda. Os que estão por aí são horríveis. Deve haver uma forma melhor, se é que os cavaletes sobreviverão.
Novo ministro no STF
Suspeito o argumento apresentado pela oposição ao pedir adiamento da aprovação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal. Realmente, foi indicado em tempo recorde o sucessor do ministro Peluso, mas afirmar que é uma manobra para atender interesse do governo no julgamento do mensalão é exercício de futurologia. A maioria dos membros do STF foi indicada pelos governos do PT, e nem por isso está se vendo benefício para os réus. Quando o STF esteve muito tempo sem o 11° ministro também o governo era acusado de protelação para atender seus interesses. (( publicado na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário