quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Triângulo fatal

Os partidos do governo tentam, com novos esforços, encaixar a presidente Dilma na campanha que o PT vem realizando nas três capitais que não são apenas simbólicas, mas estratégicas para o projeto que será desencadeado em 2014. Quais as três capitais que mais interessam aos petistas? S.Paulo, Belo Horizonte e Recife, onde, coincidentemente, os candidatos do governo não andam bem. A presença do poder está clara com a participação pessoal do ex-presidente Lula, mas a disputa exige o empenho de Dilma na reta final, porque “ela é o poder político do momento, enquanto Lula é um patrimônio do passado e talvez uma expectativa para o futuro”, diz um petista paulistano.
Agitados
Na reunião da Câmara em que foram debatidos projetos e ideias em relação à saúde no município, os assessores e correligionários dos candidatos do PT e do PSDB, Margarida e Custódio, é que se mostraram mais agitados; isto é, os dois que as pesquisas têm mostrado no primeiro e terceiro lugares. Bruno, do PMDB, que tem aparecido em segundo nas pesquisas, contou com o auditório um pouco mais moderado.
O clima
Da mesma forma como a Meteorologia anuncia mudanças no tempo neste fim de semana, a campanha eleitoral vem prometendo mais calor na disputa dos votos. Não só entre os que disputam a prefeitura, mas igualmente para os 440 que tentam chegar a uma das 19 cadeiras da Câmara. Com apenas 22 dias para definir seu futuro, mergulhados nas incertezas, os candidatos a vereador têm de mostrar pernas ágeis e bolsos generosos.
Pendular
Não é novidade, mas não custa repetir. A luta entre os candidatos a vereador mais viáveis entra numa fase em que eles ampliam sua dependência em relação aos que estão disputando a prefeitura. São os pendulares. Quem estiver mais ligado aos bem sucedidos leva alguma vantagem. Quase invariavelmente o partido do prefeito eleito arrasta a maioria da Câmara.
Mãos fortes
Além da previsão da vinda do ex-presidente Lula para apoiar a candidatura de Margarida, a próxima semana terá programada a visita do governador Antônio Anastasia, para dar força a Custódio.
Boas relações
O capitão-de-fragata Dario Giordano acaba de formular a seguinte denúncia: “O filho de Lula comprou uma casa da mãe desse Ricardo Lewandowski, quando ainda desembargador; e logo em seguida foi indicado para o STF, pelo então presidente Lula. De uma antiga chácara sobrou no centro do condomínio um imenso castelo estilo europeu, onde ainda mora a matriarca, dona Karolina Zofia Lewandowski, conhecida como Dona Carla, amiga de dona Marisa e de Lula e mãe do ministro Lewandowski”.
Marca registrada
Passados vinte meses de sua gestão, debatendo-se com delicados problemas políticos resultantes de uma onda de corrupção que não pôde tolerar, à presidente Dilma ainda não foi dada oportunidade de revelar totalmente a personalidade de seu governo, o que talvez possa fazer depois das eleições. Ainda que seja estreitíssima sua dependência em relação a um passado recente, ela certamente pretenderá entrar no penúltimo ano mostrando à Nação o seu diferencial, o que não deve ser motivo de preocupação para os partidos aliados, porque ser diferente não é necessariamente ser contra. No caso da presidente Dilma, quando se trata da ausência de um toque particular, sem a necessária “marca registrada”, não será injustiça atribuir parte dessa deficiência aos colaboradores imediatos e à base parlamentar, porque nesses casos parece que o ideal é não mexer, não inovar para não arriscar. E é a isso que ela deve reagir.
(( publicado na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário