quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Segunda rodada

A menos que ocorram maiores novidades, mas já causando surpresas entre os principais partidos, tem-se como certo que em 82 grandes cidades brasileiras os eleitores serão chamados a votar em segundo turno, no último domingo de outubro. Entre elas estão incluídas 20 capitais. A virtude do segundo turno, ainda que favoreça alianças esdrúxulas e cobrando trabalho exaustivo dos candidatos mais votados, é que o prefeito vai administrar com maioria confirmada.
“Pescadores”
Admitem alguns candidatos que 60% dos que disputam a vereança estão jogando suas chances nos bairros da Zona Norte, confiando na diversificação do eleitorado, além de ser o maior celeiro de votos do município. Vítimas dessa “pescagem predatória”, os candidatos residentes tentam mostrar que são os de casa que poderão trabalhar verdadeiramente pelos interesses da região.
Confirmado
Editorial do mês passado, ao criticar as excessivas gentilezas que o governo vinha fazendo, e ainda faz, com redução da incidência do IPI, acaba de ter confirmado um de seus temores: o Fundo de Participação dos Municípios, com o qual sobrevivem centenas de prefeituras, caiu 9% e já acumula perdas de 35% desde março. Há prefeitos que não sabem o que fazer com as folhas de pagamento de outubro.
Foram advertidos
Várias vezes os candidatos a vereador que se apresentavam sem qualquer chance, foram advertidos, e agora, véspera de eleição, vão confirmando que seu papel foi apenas ajudar os maiores a consolidar o favoritismo. Aceitaram participar do jogo das legendas. Muitos dos novatos não se deixaram envolver, depois de terem avaliado os favoritos com quem iriam concorrer. Sabiam que estariam entrando só para ajudar a somar legendas, pois os partidos não tinham interesse real em sua eleição. Em certos partidos acentuaram-se as preferências, com os pequenos candidatos trabalhando para os favoritos. Repete-se um velho fenômeno, que sempre encontra suas vítimas.
Dívida no impasse
Os representantes dos governos federal e estadual já chegaram à conclusão que este é mais um ano perdido nas negociações sobre as dividas com a União. Esperando que os vitoriosos das próximas eleições ajudem a encontrar a luz que falta no fim do túnel, afundam no impasse: não há como pagar e não há como deixar de receber. Se as mudanças que vão ocorrer em janeiro de 2013 forem significativas para serem ouvidas e acatadas, talvez levem o governo federal a adotar a solução mais adequada, confortável para todos: o dinheiro passe a ser convertido em obras, por ele financiadas e fiscalizadas, cabendo aos governadores nada mais que elaborar uma escala de prioridades.
Base de apoio
No quadro eleitoral que se forma em Minas há um dado interessante: dos 118 municípios que têm maior expressão eleitoral em 72 deles PMDB e PT estarão em caminhos diferentes, o que haverá de ter influência na futura base política da presidente e do governador. Em Belo Horizonte, onde são nítidas as diferenças entre os partidos da base federal, PT e PMDB trabalham e disputam separadamente.
Nova bobagem
Primeiro veio o pedante ”presidenta”, que felizmente ninguém está levando a sério. Agora, inventou-se o “paralímpico”, que o professor Pasquale Cipro Neto condena com vigor. E explica: “O fato é que em português poderíamos perfeitamente ter também a forma "parolímpico", mas nunca "paralímpico", que, pelo jeito, não passa de macaquice, explicitação do invencível complexo de vira-lata (como dizia o grande Nélson Rodrigues). Alta fonte de uma das nossas mais importantes emissoras de rádio me disse que o Comitê Paralímpico Brasileiro fez pressão para que a emissora adotasse a bobagem, digo, a forma americanoide, anglicoide ou seja lá o que for. A farsa é tão grande que, em algumas emissoras de rádio e de TV, os repórteres (que seguem ordens superiores) se esforçam para pronunciar a aberração”.
Lula em JF
O dia 20 está marcado no caderno do ex-presidente Lula para desembarcar em Juiz de Fora. Vem com o propósito de repetir o que já tem dito nos programas que o PT mostra na televisão: apoio à candidatura de Margarida Salomão à prefeitura. O conteúdo da agenda e a duração da visita não foram divulgados.
(( publicado na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário