quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sem palhaçada

Neste ano, em 171 sessões da Câmara, apenas nove deputados participaram de todas elas, entre os quais Tiririca, que também é habitual nas reuniões de comissões permanentes. Eis a performance do antigo palhaço. Os jornalistas que cobrem as atividades legislativas já o incluem entre os dez melhores do ano.
Jogo aberto
É preciso conferir importância à reunião que o Tribunal Regional Eleitoral promove hoje com empresários e representantes de suas entidades, com o objetivo de discutir as doações financeiras feitas a candidatos, assunto que sempre foi considerado delicado. A intenção é mostrar que os doadores não praticam crime, nem precisam se considerar fora da lei, quando ajudam financeiramente os candidatos de sua preferência. Essa reunião em Belo Horizonte pode ser um passo para que as doações deixem de se tratadas envoltas em nebulosidade.
Descartadas
Os tucanos e seus aliados passaram a admitir que, entre os principais colégios eleitorais de Minas, Alfenas e Pouso Alegre são derrotas praticamente garantidas, mas, quanto aos outros, há uma situação que vai de regular a confortável, como se disse em Belo Horizonte, num encontro de avaliação presidido pelo deputado Marcus Pestana, com a participação do governador Anastasia , o vice Alberto Pinto Coelho e o secretário de Governo, Danilo de Castro.
Vizinhança
Para quem assistiu ao debate entre candidatos na TV Alterosa, na madrugada de ontem, ficou a impressão de que Bruno Siqueira, do PMDB, elegeu o prefeito Custódio Mattos, do PSDB, como seu alvo principal nesta etapa final da campanha. O que faz sentido, porque para os dois a luta se resume na conquista de uma vaga no segundo turno. As pesquisas indicam que os dois são adversários vizinhos na pontuação.
Modelo ideal
Não há como discordar do desembargador Kildare Carvalho, que no princípio do ano deixou a presidência do Tribunal Regional Eleitoral. Segundo ele, “o modelo brasileiro de Justiça Eleitoral tem contribuído para a expansão da cidadania, a inclusão política e a agilidade da disputa eleitoral”, mas, ainda assim, adverte que ela não pode falhar diante dos desafios que a esperam nos próximos anos. É preciso estar atento para eventuais ciladas montadas pela tecnologia. Essa Justiça setorial, criada na década de 30, tem a missão de restringir a participação dos interesses políticos na administração do processo de votação. E este vai continuar sendo um desafio, diz o desembargador.
Modesta previsão
Na marcha da campanha, quando se dedicam a elaborar previsões sobre o número de vereadores que podem eleger, os partidos preferem se manter modestos. Nenhum deles se aventura na expectativa de uma grande bancada. Geralmente indicam em duas cadeiras as suas esperanças para o dia 7. É o que a maioria deles tem dito aos seus candidatos, aconselhados a descer do carrossel das ilusões, mas se preparando decepções, que vão chegar aos borbotões.
Direito de disputar
A coluna recebeu, ontem, carta de um veterano garçom da cidade, Amauri Luiz Vieira, com mais de 30 anos de trabalho, queixando-se de atitudes preconceituosas de setores políticos em relação à sua profissão.”Acham que um garçom não pode ser candidato à vereança, para alguns ultrapassada” , disse, sem dizer exatamente quais são os preconceituosos. Amauri, que mora na Rua Luiz Basílio Castor, 250, tem atuação política e já se correspondeu com Lula e Sério Cabral, entre os principais.
Pioneira
Está para ser publicada pelo Senado a história da Previdência Social no Brasil, um setor em que já fomos modelo para outros países. Vai constar como a primeira e mais idosa brasileira entre os beneficiários da lei do Funrural, sancionada pelo presidente Ernesto Geisel, em benefício de idosos, no dia 15 de março de 1976, dona Francisca Arcanja do Nascimento, 106 anos, de Juiz de Fora. Mãe de 14 filhos e viúva então há meio século, ela andou sobrevivendo como parteira. Num programa de televisão, dias depois, dona Francisca foi citada por Geisel como exemplo de que a Justiça pode demorar, mas sempre chega.
(( publicado na edição desta quinta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário