segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Munição

No dia em que esteve em Juiz de Fora para participar da campanha do PSBD ao senador Aécio Neves foi perguntado sobre a ausência do mensalão no discurso da oposição contra o PT, ao que ele respondeu estarem os tucanos mais interessados em mostrar as diferenças que separam os dois partidos nos modelos administrativo e político. Ocorre que, no último fim de semana, um alto dirigente do PSDB mandou dizer a quem fez a pergunta que a questão do mensalão é munição para o segundo turno. Pelo menos em Juiz de Fora.
Cavaletes
Têm sido tão numerosos os problemas causados pelos cavaletes na campanha dos candidatos, para não se falar do monumento antiestético que representam, que certamente não faltará quem recomende sua inclusão no rol das peças proibidas. Mas apenas nos grandes centros, onde causam problemas nos passeios e nas praças. Nos pequenos municípios, sendo escassos os recursos de propaganda, serão tolerados. No estado, onde milhares de cavaletes já foram recolhidos, as multas aos infratores se aproximam de R$ 1,1 milhão.
Sem dúvida
A semana começou com o PT procurando mobilizar setores religiosos que o apoiam para contradizer a inesperada manifestação de dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB, que não tem dúvidas quanto à existência do mensalão e o envolvimento de petistas, e que ”o processo aí no Supremo está nos dizendo que o fato existiu”. O protesto talvez não queira desmentir o envolvimento, mas queixar-se de uma declaração em que a Conferência dos Bispos deixa transparecer antipatias eleitorais.
Debate de hoje
Os candidatos a prefeito deslocam-se hoje para Belo Horizonte, onde participam de debate promovido pala TV Alterosa, previsto para começar entre 22h30m e 22h40m, com 100 minutos de duração. Até ontem, todos os seis haviam confirmado a participação. Os debates televisados continuam mantendo um mesmo modelo em que a preocupação maior é a distribuição salomônica do tempo, segundo por segundo, ainda que isso comprometa o conteúdo. Outro problema: dependendo do interesse do candidato, ele se encarrega de “levantar a bola” para o adversário que lhe convém e ofuscar quem com ele realmente concorre. Em rigor, não há debate, mas uma entrevista distribuída entre os candidatos.
União confirmada
O ardiloso vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), já anuncia o desejo de continuidade da aliança PMDB/PT, em 2014. Com tanta antecedência, o gesto pode ser interpretado como uma delimitação de território. Há um outro protagonista insinuando-se para participar da cena política: o governador Eduardo Campos (PSB-PE), que se movimenta aproveitando as eleições municipais para mostrar uma evolução de seu partido. Campos discursa dizendo que apoia Dilma para a reeleição, mas não consegue convencer a cúpula petista. Eduardo Campos não esconde a sua amizade com o senador Aécio Neves (PSDB), daí a insegurança do PT.
Última palavra
Ontem, às 16h20m, o Tribunal Superior Eleitoral estava distribuindo ao ministro Arnaldo Versiani os autos do processo em que, passado por duas instâncias inferiores, o ex-prefeito alberto bejani foi impedido de disputar uma cadeira de vereador pelo PSC. A carga não indica se, por estar próxima a eleição, o caso de Juiz de Fora teria precedência sobre outros processos. Do ministro Versiani e dos demais membros do plenário do TSE sai a última palavra sobre o destino dessa candidatura, já desautorizada em Juiz de Fora e no pleno do TRE, diante de todas as evidência de que bejani tropeça feio na Lei da Ficha Limpa.
Apoio a Bruno
Um encontro realizado no fim de semana confirmou a adesão à candidatura de Bruno Siqueira (PMDB) de 14 dos 23 candidatos a vereador do Partido Verde. Quatro representantes do diretório, também presentes, explicaram que a decisão foi tomada porque “a cidade precisa sair da mesmice dos nomes de sempre, e transformar a realidade do juiz-forano, que há 30 anos vem assistindo ao revezamento de apenas três nomes à frente da Prefeitura”. Bruno, ao agradecer, informou que, chegando à prefeitura, os objetivos do PV serão considerados na administração.
(( publicado na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário