quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Campanha de Custódio tem Anastasia e Pestana dia 29

O comando estadual do PSDB confirmou, ontem à tarde, que o governador Antônio Anastasia e o deputado federal Marcus Pestana, presidente do partido, estarão em Juiz de Fora no dia 29, para se incorporar à campanha de Custódio Mattos. Não se informou se eles participarão de reunião ou passeata, mas talvez se faça o mesmo que se fez quando esteve na cidade o senador Aécio Neves: uma concentração de lideranças para exposição dos planos administrativos do candidato. Há duas semanas, Pestana havia se colocado à disposição dos coordenadores da campanha para dar sua participação, da forma que fosse considerada mais adequada. O deputado lembra que sua presença nos trabalhos de coordenação das campanhas de Custódio está fazendo trinta anos. A primeira foi em 1982. O governador vai dizer em Juiz de Fora que o estado tem compromisso permanente com os planos de Custódio para Juiz de Fora.
Os milionários
Com a previsão de que o Supremo Tribunal Federal dedicará toda a próxima semana ao julgamento do núcleo do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa começa a detalhar origens e destinos dos dinheiros coletados para o suborno. Indicará que os critérios da distribuição eram formulados pelo ex-ministro José Dirceu. E mais: prerrogativas que contemplavam a base evangélica, coordenada pelo deputado Bispo Rodrigues, que recebeu R$ 400 mil.
Posse no Museu
Em reunião ordinária, na noite de quarta-feira, o arcebispo, dom Gil Antônio, tomou posse como membro do Conselho de Amigos do Museu Mariano Procópio. Ao agradecer a eleição, que se deu por unanimidade, o metropolita confirmou seu interesse pela arte e pela história, e anunciou que a arquidiocese está coordenando o trabalho de levantamento dos bens culturais da Igreja em Minas e Espírito Santo. Nessa mesma reunião os conselheiros ficaram sabendo que dom Gil é portador de carteira de pesquisador do Museu do Vaticano.
Velhos comícios
Habituais e preferenciais em outras campanhas, tendo alguns sido históricos na cidade, os comícios estão agora relegados a segundo plano pelos candidatos a prefeito. Compreende-se: as pessoas estão cada vez menos disponíveis à noite para ouvir discursos. O Partido dos Trabalhadores não descarta manter a tradição, e na noite de quarta-feira promoveu comício de seus candidatos em Santa Luzia.
Juventude
Em alguns estados do Nordeste, a Justiça Eleitoral está retomando a veiculação de campanha destinada a sensibilizar os jovens, a partir de 16 anos, para uma atuação mais frequente e mais interessada na vida eleitoral do País. A campanha está se desenvolvendo em linguagem acessível, como convém ao público a que se destina. Agora, o outro lado da questão: se a Justiça faz sua parte, é preciso que os políticos, em particular os candidatos, deem sua contribuição: levantar a bandeira de uma política sem corrupção, voltada para o interesse comum. Porque as pesquisas têm revelado que os jovens, muito mais que os eleitores adultos, confundem bons e maus agentes.
Eleitor fantasma
O eleitor fantasma, aquele que vota sem que ninguém saiba de onde veio, é personagem de velhas histórias políticas, que tiveram como cenário não apenas os grotões, mas também grandes cidades. Na década de 60, quando Israel Pinheiro foi eleito governador de oposição em Minas, houve denúncia, nunca suficientemente confirmada, de que políticos que apoiavam a ditadura estariam ”importando” eleitores do estado do Rio. Mas, ainda que fosse verdade, a vitória de Israel foi ampla, e não haveria fantasma que a impedisse. Naquela e em outra eleições desconfiava-se dos municípios próximos à divisa. Em setembro de 1997 o TRE decidiu recontar os eleitores. E começou por Coronel Pacheco, onde os números davam para desconfiar: eram 3.006 habitantes e 2.490 ”eleitores”.
((publicado na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário