terça-feira, 11 de setembro de 2012

Em tempo

Os instrumentos de apuração e totalização de que dispõe o Tribunal Regional Eleitoral confirmam que os mineiros, principalmente dos grandes centros, conhecerão seus prefeitos e vereadores até 21h do dia 7, ressalvados os imprevistos. Mesmo assim, já estão estudados todos os caminhos a seguir se houver o inesperado. Não mais tarde, o TRE terá condições de anunciar em que municípios os dois candidatos mais votados serão chamados a decidir no segundo turno. A capacidade de agilização dos números se tornou maior neste ano, pois o Tribunal vai disponibilizar 28 pontos a mais que no pleito municipal de 2008, quando foram instalados 101. Todos são instalados em locais de votação que apresentam alguma dificuldade de transmissão - como o tempo de deslocamento até a sede do cartório.
Plano de Bruno
O candidato a prefeito pelo PMDB, Bruno Siqueira, marcou para sábado, às 9h, no Hotel Ritz, a reunião com lideranças e representações de bairros para a apresentação de seu plano de governo. O ato político ocorre simultaneamente com o movimento Voluntários 15, grupo suprapartidário que apoia o candidato. Dirigentes estaduais do PMDB deverão estar em Juiz de Fora para o lançamento.
Pesquisa
O Ibope está em campo desde o domingo para promover pesquisa sobre a preferência dos juiz-foranos em relação aos candidatos a prefeito. É a primeira que se realiza desde que o rádio e a televisão iniciaram a transmissão da propaganda gratuita. Os números serão divulgados na sexta-feira.
Rumo ao centro
Terminadas as eleições e avaliado o novo panorama político que as urnas vão projetar, a governabilidade da segunda metade do mandato da presidente Dilma talvez precise reforçar o apoio parlamentar em um partido com perfil mais centrista, considerando-se que já vem contando com os esquerdistas. O problema está em definir que legenda seria essa. Não havendo tempo para a criação de novo partido com o modelo desejado, para o governo talvez seja mais fácil entender-se desde agora com o PSD do prefeito Kassab; ele já com um pé no Ministério. Uma vez perguntaram a Ulisses Guimarães o que seria realmente um partido de centro. Definiu: algum que fosse condescendente no adjetivo e intransigente no substantivo, virtudes que ele via no PSD de sua época. Ulysses o definia como partido de centro. Certo de que ideal é atrair o que há de melhor nos extremos, Amaral Peixoto, o velho almirante, definia como partido de centro aquele que conseguisse trazer para si o que houver de direita na esquerda e de esquerda na direita...
No corpo-a-corpo
Apenas com base no empirismo, políticos de repetidas passagens por campanhas acham que nos vinte dias que antecedem uma eleição 15% dos votantes ainda alimentam relativas dúvidas sobre seu candidato. O ex-prefeito Olavo Cosa sugeria que não se acreditasse muito nisso, porque entre os “duvidosos” contam-se os que já sabem em quem votar, mas preferem o segredo. Pelo sim, pelo não, os experientes consideram que atingida essa fase (estamos hoje a vinte e quatro dias das urnas) o que pode render resultado ao candidato é o contato direto e pessoal com o eleitor.
Metropolitana
Os políticos de hoje concluem, em geral, que está superada a ideia da criação da região metropolitana de Juiz de Fora, considerado que ela pode acabar trazendo mais problemas que soluções. É o que faz prever o esquecimento, na Assembleia, da iniciativa do então deputado Sebastião Helvécio, que há 15 anos ensaiou as primeiras discussões em torno do projeto. Na eleição municipal de 2004 ainda se fez alguma referência sobre a metropolitana, mas o esquecimento total já veio quatro anos depois. Na atual campanha nem de leve se tratou do assunto. Segundo o esboço de projeto, essa região seria formada, além da sede, por doze outros municípios, tendo como premissa a extensão aos vizinhos dos serviços urbanos e sociais locais, eficientemente utilizáveis com base em um novo sistema de transportes, este considerado o ponto de partida para as demais iniciativas. Não se falou mais nas metropolitanas, nem aqui nem em qualquer outra área, reduzidas a Belo Horizonte e à Zona do Aço.
(( publicado na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário