quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Feriadão

Para confirmar as previsões, a semana ficou estrangulada pelo feriado de quarta-feira e as casas legislativas pouco ou nada produziram. Mas, quando se trata de produtividade, não há como jogar todas as culpas sobre o feriado. Tome-se como exemplo a Assembleia mineira, que em 40 dias tratou de 17 processos. Apenas um aprovado.


Advertência

Os governantes devem atentar para o fato de que o Dia da Independência, mais que nos anos anteriores, serviu para muitas manifestações de protesto. Podem conferir através dos vídeos que as emissoras de TV produziram em todo o País. Em Juiz de Fora, onde no passado o feriado registrava apenas a queixa dos excluídos, desta vez foram duas centenas de manifestantes pedindo combate à corrupção. Remember Collor.


Sarney influi

O recente congresso que o Partido dos Trabalhadores promoveu em Brasília, abordando discussões importantes, como a limitação da reeleição de deputados e senadores, pretendia ferir uma outra questão grave: o fim do sistema bicameral, para que seja extinto o Senado, ficando apenas a Câmara com atribuições legislativas. Afinal, o assunto acabou não entrando em pauta. Sabe-se agora que por interferência de José Sarney, por via de José Dirceu.
O que mostra que o governo é do PT, mas o PMDB manda mais em questões pontuais.


Em Pequeri

O fim de semana é movimentado em Pequeri, onde o prefeito Raul Salles comanda as comemorações dos 132 anos da imigração italiana. Na programação das festas do tradicional ”Carnevale”, a prefeitura inclui a outorga da comenda “Senador Antero Dutra de Moraes”. Duas personalidades de Juiz de Fora serão agraciadas: o líder sindical e ex-deputado Clodesmidt Riani e o colunista César Romero, ambos de descendência italiana.


O vice

Já se fala bastante sobre candidatos a prefeitos. Ainda se falará muito mais, mas os políticos calam em relação a possíveis nomes que figurariam como vice. Sobre estes, o que se ouvir será mais do campo das especulações, até que cheguem as convenções partidárias. Porque o vice-prefeito quase sempre resulta das alianças. O partido que tiver mais expressão na aliança indica o companheiro de chapa.



Direitos Humanos

O Fórum Permanente de Defesa dos Direitos Humanos será realizado na Câmara, dia 14, às 19h, já com a previsão de uma extensa pauta. Antes de tudo, pretende-se uma visita ao Centro Socioeducativo de Santa Lúcia, onde se suspeita que a superlotação é problema para o tratamento de jovens infratores. Vai se analisar também a série de denúncias contra o Hospital do Pronto Socorro, não estando descartada a possibilidade de se oferecer apoio à greve dos professores, que já passa dos oitenta dias. O Fórum defende a criação do Conselho Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas, e vai pedir empenho da prefeitura para viabilizá-lo.


(( publicado também na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário