quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aliança possível

Já não está mais na conta das impossibilidades o PT e PSDB se unirem para a reeleição do prefeito Lacerda, em Belo Horizonte, sob o pretexto de que o PSB, partido dele, tem identidades com petistas e tucanos. Há quem veja nisso sinais da campanha pregada pelo ex-presidente Fernando Henrique de se garantir governabilidade para Dilma. Seria um sinal projetado de grande capital.
A se confirmar essa aliança, reunido polos tão divergentes, as possibilidades de Lacerda vão se consolidando, ficando sujeitas apenas aos imprevistos.


Pedra na caminho

Mas a convivência entre os dois partidos em Belo Horizonte também tem dificuldades projetadas, algumas de complicada superação. É o caso, por exemplo, da iniciativa da liderança do PSDB na Câmara de propor o afastamento do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, exatamente o único mineiro no primeiro escalão. Pimentel manteve encontro de negócios com José Dirceu, o que a liderança na Câmara considera indício de suspeição. O caso já está protocolado na Comissão de Ética.


Clima confuso

A posse do deputado Mauri Torres no Tribunal de Contas, cercada de pouquíssima badalação, ajudou a deixar no ar a indagação sobre o futuro da cadeira que ele tinha na Assembleia. É uma situação que recomenda cuidados. Explica-se: a Assembleia, descontente com a decisão do Supremo que mandou contar os votos do deputado Pinduca, envolvido em corrupção eleitoral, vem adiando a posse determinada pela Justiça. Com isso, cria-se incerteza para o primeiro suplente, Rodrigo Mattos, vereador em Juiz de Fora. Ele teria de deixar a vereança, mas não o fará sem a certeza de que se efetivará no Legislativo estadual.


Doação


Benemérita divulgadora das artes, que sempre está prestigiando, Rosimar Manzo, acaba de doar ao acervo da Biblioteca Municipal Murilo Mendesuma coleção de gravuras de Gustave Doré,célebre ilustrador do século
XIX. Ele se consagrou ilustrando as fábulas de La Fontaine.
Feliz com esse gesto, o diretor da Biblioteca, Vanderlei Tomaz,pretende
> homenagear o mês das crianças,em outubro, com uma exposição para que o grande público conheça as peças doadas.


O impasse

O governador Antônio Anastasia considera que os R$ 712,20 oferecidos aos professores em greve é o máximo que o estado pode pagar atualmente, até porque é o que correspondente à jornada de 24 horas do piso estabelecido por lei para 40 hora, que é de R$ 1.180,00. Diferentemente da interpretação dada pela classe.
O governo poderia tomar recursos de outras fontes para melhorar os salários, mas para tanto, teria de ultrapassar os limites fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal, mas isso Anastasia diz que jamais faria.


(( publicado também na edição desta sexta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário