segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Preferencial

Já com sua secretaria estadual em plena atividade, o PSD, que está em via de ser confirmado pelo TSE, instalou-se em Belo Horizonte, e agora começa a pensar no interior. A tarefa será confiada ao secretário Alexandre Silveira. Juiz de Fora figura entre os primeiros projetos da expansão.


Grande obra

Uma das principais obras da atual administração, o sistema de adução de água da Barragem Chapéu D'Uvas, vai ser inaugurada em dezembro, já sob a nova presidência da companhia. A adutora garante abastecimento da zona urbana nos próximos vinte anos.


Conciliação

Na Assembleia mineira os deputados governistas, que são a maioria, têm uma semana com tarefa delicada e importante. Vão tentar descobrir a fórmula conciliatória que seja capaz de pôr fim à greve dos professores, que já dobrou o centésimo dia. A intervenção dos deputados é que pode abrir a porta para o fim da greve, desejado tanto pelo governador como pelo magistério. Só que o impasse chegou a um ponto em que as partes não podem ceder. É preciso a interferência de uma terceira força.



Só o mérito

O excelente documento de princípios que o PMDB acaba de aprovar em Brasília, fixando os objetivos prioritários de sua pregação, é digno de qualquer pais democrático. Pena que alguns desses princípios estão destinados a ficar no papel. Por exemplo: a meritocracia, com regras coerentes, para a ocupação de cargos públicos.
Façam o que eu falo, não o que eu faço.



Precedentes

O projeto que manda dar o nome de Presidente Itamar Franco à atual Avenida Independência leva a precedentes na história, além da recente homenagem a Mello Reis, que deu nome à antiga Guadalajara. Ocorreu principalmente nos meses que se seguiram à proclamação da República. O Morro do Imperador passou a ser Morro do Cristo, a Liberdade virou Rua Floriano Peixoto, a Imperatriz se transformou em Marechal Deodoro. Mas nenhuma outra variou tanto como a atual Getúlio Vargas, que foi Imperial, XV de Novembro antes de adotar o nome do ditador.
Hoje, quem tem reservas em relação à Independência lembra que foi próprio Itamar, quando prefeito, quem escolheu o nome.



Nova campanha

Nesta terça-feira, na Câmara dos Deputados, será relançada a campanha perla Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto, já contando com a adesão de 190 deputados. O objetivo é pressionar a presidência da Câmara para colocar em votação a Proposta de Emenda à Constituição que institui o voto aberto no Congresso. A proposta foi aprovada em primeiro turno por unanimidade há cerca de cinco anos. Uma novidade é que a campanha vai contar com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, que não existia em 1906. Participam também a Ordem dos Advogados do Brasil e a Confederação Nacional de Bispos do Brasil.

(( publicado também na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário