domingo, 18 de setembro de 2011

Prefeito muda o comando da Cesama

O prefeito Custódio Mattos decidiu, no fim de semana, demitir o diretor-presidente da Cesama, André Borges de Souza, o que pode ser considerado o primeiro ato ato político destinado a ajustar a equipe às exigências do ano eleitoral. André tem estreita ligação com o deputado Bruno Siqueira, do PMDB, que passou a ser considerado candidato em potencial a prefeito. Se entrar na disputa, será adversário de Custódio, cuja candidatura à reeleição já foi definida no PSDB.
A saída do presidente da companhia era esperada, pelo motivo político aventado, mas a previsão é de que isso se desse nas primeiras semanas de 2012. É uma das raras vezes em que a direção da Cesama escapa de pessoas ligadas ao ex-presidente Itamar Franco.
Sabia-se, ontem, que o prefeito já convidou o engenheiro Cláudio Horta para assumir o cargo, restando apenas que se supere um detalhe: a estrutura organizacional da Cesama exige que seu diretor-presidente seja engenheiro civil ou sanitarista; Horta é engenheiro metalúrgico.


Caça às alianças


As alianças partidárias compõem um elenco de itens na caminhada do processo eleitoral. Elas já estão em pauta e fazem parte de negociações, com antecedência, porque regem os acertos para a composição das chapas de candidatos à vereança. As alianças também permitem aos grandes partidos desovar pretensões de candidatos que não podem ser atendidos. Nesse ponto, as pequenas legendas exercem um papel importante para absorvê-los, embora muitas vezes não se apercebam disso.
Esses acordos, ainda que fiquem acertados desde agora, só serão sacramentados em junho do próximo ano, através das convenções.


Solução na escola

A política educacional continua sendo um enorme desafio, dada a complexidade dos problemas que a afetam. Agora, quando se assiste a uma greve de duração recorde no setor, a educação tem sido debatida num contexto mais amplo. O deputado Marcus Pestana arrisca opinião sobre dois entre os muitos aspectos que podem ser considerados. O primeiro, de ordem estrutural, segundo ele, é o desafio de se construir uma escola menos estatal e mais comunitária. A segunda observação diz respeito às greves de professores, que o deputado não condena, mas ”é preciso mudança no clima de partidarização e ideologização”.


Carga valiosa

Estão em viagem para a Bélgica 12 peças do acerco do Museu Mariano Procópio, que a partir da primeira semana de outubro serão parte da Europalia, mostra internacional de arte que tem sido muito badalada nos 40 países expositores. Apenas Juiz de Fora e Ouro Preto representam Minas nessa mostra.
Da remessa local segue o “Tiradentes Supliciado”, de Pedro Américo. Tela famosíssima, a mais requisitada, avaliada simbolicamente em US$ 1 milhão, mas sem valor comercial, porque ninguém se dispõe ter na parede da sala um espetáculo tão sinistra.


Avenida Itamar

Vai figurar na pauta dos temas desta semana da Câmara Municipal o projeto que manda trocar o nome da Avenida Independência, em toda a sua extensão, para Presidente Itamar Franco. Há previsão de que 15 vereadores poderão votar favoravelmente. Havia alguns em posição duvidosa, mas cederam depois de serem informados de que os proprietários de imóveis na Avenida não serão obrigados a alterações de registro em cartório; problema que não ocorreu, há meses, com os moradores da antiga Guadalajara, que ganhou o nome de Prefeito Mello Reis.



Ave,Sarney

Para quem ainda sente o ímpeto de desconsiderar o senador José Sarney como a última palavra nas decisões do governo, as dúvidas se dissiparam agora, com a escolha do novo ministro do Turismo, Gastão Vieira, do Maranhão, ex-secretário de Roseana Sarney, conhecido por nada saber sobre as responsabilidades do setor que vai dirigir. O vice-rei do Maranhão passou por cima do partido, do PT e da própria presidência da República.
Vai se tornando cada vez mais nítido que o PMDB nacional caiu na escala e se transformou em mera filial do PMDB do Maranhão.


((publicado também na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Um comentário:

  1. É uma pena para a Cidade ter cargos como o de Presidente de uma empresa como a CESAMA ser peça de troca por apoio político quando deveria ser levado em consideração a competência do seu ocupante já que atinge diretamente toda a população. A saída do Dr André é uma perda para a cidade, cabe saber como será negociado com o SINÁGUA a mudança na estrutura organizacional da CESAMA que exige que seu diretor-presidente seja engenheiro civil ou sanitarista uma vez que não se pode mexer para atender a demandas antigas dos funcionários.

    ResponderExcluir