segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nova atração


Faltando um mês para se encerrar o prazo de filiação partidária dos que vão disputar as eleições de 2012, tanto os novatos como os que estão mudando de sigla, cabe, como registro, lembrar que, silenciosa e discretamente, o PTC – Partido Trabalhista Cristão vem conseguindo arregimentar bom número de candidatos a vereador com potencial de votos. Vários são egressos de outros partidos. O PTC prima por ouvir a orientação do secretário estadual de Defesa Social, Lafayette Andrada.


Museu em alta

No fim de semana, depois de longa discussão, na qual não faltaram cautelas em relação ao acervo do Museu Mariano Procópio, o superintendente Douglas Fasolato obteve autorização para ceder, a título de empréstimo, 12 peças que vão integrar uma exposição em Bruxelas, a ser inaugurada em outubro, com a presença da presidente Dilma. A autorização é dada pelo Conselho de Amigos do Museu.
Entre as peças que seguem para a Bélgica figura a tela “Tiradentes Supliciado”, a mais famosa do Museu, avaliada em U$ 1 milhão.


Exemplo do PT

O Partido dos Trabalhadores, reunido em Brasília, decidiu propor, no conjunto das reformas do seu estatuto, limites para a reeleição, de forma que vereadores e deputados só poderiam exercer três mandatos e dois para os senadores. Revela-se nessa proposta a preocupação com a renovação dos quadros, necessária não apenas na legenda petista, mas em todos os partidos.
Na política, nem sempre renovar significa que as coisas melhorem, mas a perpetuação de seus agentes é garantia de mal maior, por causa dos vícios e do imobilismo.


Debandada

Ontem, em Brasília, o Congresso andava ligeiro para enxugar e apressar a pauta das votações inadiáveis, por causa do feriado de amanhã. Coincidindo com uma quarta-feira, não se resiste à tentação de esticá-lo até domingo. Os feriados têm o poder de espantar deputados, senadores e altos funcionários, que odeiam a solidão do Planalto.


Chute suave

Sobre os tucanos que têm manifestado reservas em relação ao modelo político adotado por Aécio Neves, que evita travar jogo pesado com o governo federal, vem em socorro do senador o deputado Marcus Pestana. Adverte que Aécio revela, desde já, o temperamento que o orientará na campanha para a presidência da República: “não vai chutar a canela do adversário”, garantiu Pestana.


Novo nome

Credita-se à falta de comunicação o fato de pouca gente saber que o Centro Experimental que a Embrapa mantém em Coronel Pacheco passa agora a se chamar oficialmente ”José Henrique Bruschi”. Homenagem ao professor e veterinário recentemente falecido. Seu trabalho e seus conhecimentos são muito conhecidos e respeitados na Europa, como informa Eduardo Almeida Reis.


Fatos concretos

Coincidem os políticos em dois pontos, quando se trata de construir previsões para o ano eleitoral. O primeiro é que está posta a candidatura do prefeito Custódio Mattos a um novo mandato. O segundo ponto é que pela primeira vez, em 50 anos, a eleição não terá a influência de Itamar Franco, morto há dois meses. É sabido que sua preferência seria para o deputado Bruno Siqueira, única possibilidade que via de apoiar o PMDB.

(( publicado também na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário