segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Preferenciais dos tucanos

De olho em 2014, quando espera ter reais condições de chegar à presidência da República, o PSDB convenceu-se de que a eleição municipal do próximo ano será um degrau decisivo. O projeto passa, num primeiro momento, pela eleição de mil prefeitos, com prioridade para os municípios com mais de 200 mil eleitores.
Diante deste dado, o partido vai organizar um plano de ação destinado a prestigiar seus candidatos, através das forças políticas de que dispõe em cada estado. No caso de Minas, é missão para Aécio e Anastasia.


Mudanças

Na reta final das filiações de candidatos, o que tem de ser feito até o dia 7 de outubro, não há previsão de grandes mudanças na direção das comissões provisórias de partidos representados em Juiz de Fora. Exceção apenas, talvez, para o PHS, com a confirmação de Geraldo Soranço. Não sendo ele, poderia ser indicado Sílvio Romero.


Animação

Não são poucos os argumentos que têm sido citados para estimular novos candidatos a vereador em 2012. Sabe-se de partidos que citam com frequência a possibilidade de não serem muitos os atuais vereadores com chance de reeleição. Aposta-se em uma renovação expressiva na Câmara, considerando-se que têm sido poucos os mandatos com expressão. Dos atuais 21 não retornariam dez, se os eleitores realmente rifarem as mediocridades.


PSD na pauta

Vencido o período de vistas que pretenderam dois ministros, o Tribunal Superior Eleitoral deve decidir, até a noite de hoje, o registro do PSD, partido do prefeito paulistano Gilberto Kassab, que já tem bancada no Congresso à espera da oficialização. O pedido de registro deve ser aceito, ainda que a título provisório. O presidente do TSE, Ricardo Lewandowisk, manifesta-se favoravelmente, sob a alegação de que o processo conta com a subscrição de cerca de 500 mil eleitores, e a vontade deles não pode ser desconsiderada.



E a Copa?

A presidente Dilma ainda se encontrava nos Estados Unidos, depois de discursar na ONU, quando recomendou a ministros acionar recursos disponíveis ou necessários para que superemos o atraso na realização de obras indispensáveis para a Copa do Mundo em 2014. Há muito o que fazer, a ampliação dos estádios atrasada e os aeroportos certamente sem tempo para disporem de estrutura que suporte a demanda.
Agora, o aspecto político da questão. Dentro de três ou quatro meses dirigentes da Fifa, preocupados, desembarcam no Brasil para avaliar o andamento das obras. Se perceberem que não haverá como cumprir calendário e cronograma de obras, e para não se correr o risco de grandes dificuldades, o evento pode ser transferido para outro país. O que seria um desastre para o governo e seus candidatos, exatamente no ano da Copa.

Maus tratos

Ontem, chegou às mãos da representante do Brasil no Subcomitê para Prevenção da Tortura da ONU, Margarida Pressburger, manifesto do Conselho Federal de Psicologia, em que a entidade denuncia maus tratos a pacientes internados em clínicas e hospitais psiquiátricos. Relatam-se casos de maus tratos e morte de pacientes psiquiátricos e de usuários de drogas atendidos em comunidades terapêuticas e outros espaços de internação.
Há, ainda, segundo o Conselho, abuso medicamentoso, negligência, abandono, negação dos direitos civis e outras violações.

(( publicado também na edição desta terça-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário