terça-feira, 13 de setembro de 2011

Os habilitados

Com mais 23 dias para decidir sobre os novos partidos que estarão aptos a participar com candidatos das eleições de outubro de 2012, o Tribunal Superior Eleitoral confirma que apenas quatro podem obter o registro, o que elevaria para 31 o número dos participantes. Quanto aos novatos, apenas um, o Partido Pátria Livre, já se articula em Juiz de Fora, diferentemente do PSD, o Partido dos Servidores Públicos e o Partido Democrático da Vida Social.


Inauguração


Já vai entrar na agenda do governador Antônio Anastasia a data de inauguração oficial do aeroporto regional de Goianá, o que vem sendo adiado desde 4 de agosto. É certo que deve ocorrer em fins de outubro, quando estará publicada a lei que manda batizá-lo de Itamar Franco. A dúvida é se ele será chamado de governador ou presidente. O título de governador faz sentido, pois quando ele ocupava esse cargo que a obra foi definida.


A fórmula

À recente declaração da presidente Dilma, garantindo que não se sente refém dos partidos que integram a base de apoio parlamentar, soma-se um dado que tem muitos exemplos no passado: um presidente só não fica submetido ao poder dos aliados quando consegue mantê-los em números e posições equilibradas. Se um partido se sobressai mais que os outros, corre-se o risco da dependência. No governo Lula e agora com Dilma o PMDB está muito próximo disso.

_


Pauta cheia

Marcelo Frank confirma para hoje, às 19h, na Câmara, o encontro do Fórum Permanente de Defesa dos Direitos Humanos, entidade fundada há três anos pela OAB/4ª Subseção, Câmara Municipal, CDDH/JF, Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz e Pastoral Carcerária.
Na pauta desta noite, visita ao Centro Socioeducativo Santa Lúcia para verificar a superlotação; denúncia de maus-tratos aos encarcerados internados no HPS; definição do posicionamento de apoio à greve dos técnico-administrativos da UFJF; posicionamento sobre o projeto de lei do Conselho Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas, em tramitação na Câmara; substituição da atual representação no Conselho da Comunidade em Execução Penal de JF e participação no Fórum Permanente sobre População de Rua.

--

E vem a história do juiz Ronaldo Tovani, de Carmo da Cachoeira, narrada no blog de Luiz Eduardo Schmitz:
Alceu da Costa, vulgo “Rolinha”, furtou duas galinhas. Sendo preso horas depois, indagou, espantado, desde quando o furto é crime no Brasil?
Levado o caso ao juiz Tovani, a exigência feita por ele é que o gatuno se emende, ou então vá morar em Brasília.


(( publicado também na edição desta quarta-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário