domingo, 29 de julho de 2012

À espera de Marina

O Partido Ecológico Nacional, que o TSE registrou oficialmente no mês passado, já conta com duas cadeiras na Assembleia de Minas, mas não é exatamente deputados que o atraem. O que o PEN deseja, e espera concretizar nos primeiros dias de agosto, é a filiação da ex-senadora Marina Silva, que passaria automaticamente a ser sua candidata à presidência da República dentro de dois anos. Por falar em Marina, entram nas semana as suscetibilidades do governo brasileiro, sangrando com a decisão do Comitê Olímpico de conceder honras especiais à ex-senadora na abertura das Olimpíadas em Londres. O Comitê não tinha obrigação de saber que Dilma e Marina não se sentam à mesma mesa.
Prêmio ou castigo?
A prefeitura estabeleceu prazo, que está se esgotando nestas horas, para que as agências bancárias instalem equipamentos de segurança. Já se viu que os faltosos não cuidam de pagar multas, porque não iriam mesmo se incomodar num País onde os banqueiros é que financiam as campanhas presidenciais. Talvez melhor é que antes de pensar em aplicar castigos se premiem as poucas agências da cidade que estão em dia com as exigências. O jeito é premiar os bons, porque não se consegue castigar os maus.
O velho São Roque
No dia 18 de agosto, velhos amigos estarão comemorando os 65 anos da criação da Turma de São Roque, que reunia jovens residentes nas proximidades da igreja que tem o santo como patrono. Eram jovens sempre solidários, que se divertiam, mas também sabiam promover. Quando decidiram incursionar na política, foram os principais responsáveis pela eleição de um vereador, Amílcar Padovani, depois o deputado estadual que bateu um recorde na Assembleia: sete mandatos. O programa de comemoração inclui a celebração de missa na igreja São Roque e almoço em local ainda a ser definido.
Os inocentes
A Central Única dos Trabalhadores promete iniciar, nas próximas horas, uma campanha em defesa dos acusados do mensalão, atribuindo aos ministros julgadores a fraqueza de optarem por um julgamento político. Seriam então todos inocentes, desde Marcos Valério até José Dirceu, Genuíno e Delúbio. É estranha a preocupação da CUT quanto à eventual influência política na decisão, porque dos 11 membros do STF sete foram indicação de Lula, que continua achando que não houve mensalão. Portanto, se houvesse influência seria por uma festiva absolvição.
Renovação
Na manhã de sábado, o candidato a perfeito Bruno Siqueira inaugurou, na parte alta da Rua Marechal Deodoro, a central de controle de sua campanha. A tônica dos discursos, a começar pelos mais exaltados, o vereador Isauro Calais e o ex-prefeito José Eduardo Araújo, foi a necessidade de renovação da liderança política da cidade. Bruno voltou a garantir que o PMDB tem o melhor programa administrativo para Juiz de Fora. Adelmir Romualdo, presidente do partido, comandou a solenidade.
Com chapéu
O PSDB mineiro está enviando ao interior os jovens do grupo chamado Chapéu na Estrada, que quer conversar com os tucanos candidatos a prefeito. No sábado foi a vez de Custódio Mattos, que o recebeu no Morro do Cristo, cenário de uma conversa sobre desenvolvimento econômico, sustentabilidade, cultura e turismo.
Tempo na TV
O projeto é do deputado tucano Antônio Carlos Thame: o tempo de propaganda eleitoral em rádio e televisão deve ser diminuído para os partidos que não tiverem candidatos concorrendo a cargos majoritários (prefeitura, governo, presidência e senado). A redução seria de dois terços do tempo original do partido, somado ao da coligação. Explica o deputado paulista: “Como o objetivo de cada partido é ter o máximo de tempo para seus candidatos, as agremiações partidárias com poucas chances de brigar por vagas são procuradas pelos partidos com mais chances para a formação de alianças que garantam um tempo maior de propaganda, especialmente com relação às eleições majoritárias”, diz Thame. Estaria aí a forma de combater o ‘comércio’ do tempo partidário em rádio e TV.
(( publicado na edição desta segunda-feira do TER NOTÍCIAS ))

Nenhum comentário:

Postar um comentário